Meio Bit » Games » E o GoldenEye 007 está de volta (no Far Cry 5)

E o GoldenEye 007 está de volta (no Far Cry 5)

Após dedicar mais de 1.400 horas, fã recria todos os estágios do GoldenEye 007 usando o editor do Far Cry 5. Resultado está disponível para PlayStation 4

3 anos atrás

Lançado para o Nintendo 64 em 1997, o GoldenEye 007 é um dos FPSs mais adorados de todos os tempos e por isso, não chega a ser uma surpresa vermos as pessoas  homenageando-o até hoje. Mas dentre as muitas maneiras de celebrar um clássico, aquela que considero a mais legal é quando alguém tenta recriá-lo usando tecnologia mais moderna e foi justamente isso o que fez um sujeito conhecido no Youtube como Krollywood.

GoldenEye 007

Crédito: Reprodução/MobyGames/Rare

Porém, ao invés de recorrer a uma engine poderosa, a ferramenta escolhida pelo dedicado fã foi o editor de mapas presente no Far Cry 5 e o resultado serve para confirmar duas coisas: a primeira é que a dedicação de algumas pessoas é algo que merece elogios. Já a segunda é a confirmação do quão fantástico e robusto é o modo do jogo da Ubisoft que nos permite criar os mais variados estágios.

De acordo com o autor, foram preciso mais de 1.400 horas, ou cerca de dois anos e meio, para que ele conseguisse recriar todas as fases do GoldenEye 007 (exceto pelos dois estágios bônus). Ele também afirmou que o motivo para ter escolhido o editor do Far Cry 5 foi pela facilidade de utilização, além da variedade de estilos ser maior devido a inclusão de objetos das séries Assassin’s Creed e Watch Dogs.

Mas o quão fiel ficou esta recriação? Nesta publicação no Reddit você encontra algumas imagens em que o autor compara o original com a sua versão e no vídeo abaixo você pode ver um pouco de cada estágio, algo que considero capaz de deixar até os mais exigentes boquiabertos. Confira:

Caso tenha ficado interessado em jogar este “remake”, a boa notícia é que ele está disponível gratuitamente, podendo ser encontrado na versão do Far Cry 5 para PlayStation 4 após realizarmos uma busca pelo usuário Perfect-Dark1982 enquanto estivermos no modo Arcade. Já no PC e Xbox One, você precisará procurar pelos níveis chamados GE64.

Como alguém que sempre foi fascinado pelos editores da série Far Cry, mas que nunca conseguiu criar muito mais do que um amontoado de objetos jogados aleatoriamente no mapa, considero impressionante alguém chegar a este nível. A quantidade de detalhes presente nessas fases torna tudo ainda mais bacana e depois de ver este GoldenEye 007, deu até vontade de reinstalar o jogo da Ubisoft e colocar minha criatividade à prova — mesmo sabendo que fracassarei miseravelmente.

Sem criações no Far Cry 6

E se você também vê nos editores de mapas como uma excelente maneira de aumentar a vida útil de um jogo, nem que seja aproveitando as criações dos outros, saiba que quando o Far Cry 6 for lançado ele infelizmente não contará com este tipo de ferramenta. Quem nos deu a péssima notícia foi o diretor do jogo, Alexandre Letendre, que explicou o que levou a empresa a desistir do modo:

O Arcade não voltará. Remover este modo dos nossos planos foi uma decisão difícil, mas nos permitiu focar nossos esforços na campanha principal, transportando os jogadores para o coração da revolução de guerrilha dos dias modernos.

Tudo bem, a justificativa parece fazer sentido e é sempre bom saber que uma equipe está dedicada a criar a melhor campanha possível. Contudo, como não lamentar a ausência de algo que poderia render horas e mais horas de diversão após terminarmos a história principal? Sem falar que no momento em que os jogos estão sendo vendidos por valores tão altos, aqueles que conseguem nos manter interessados pelo maior tempo possível acabam contando com um belo incentivo na hora da compra.

Enfim, o jeito então será continuar utilizando o Far Cry 5 para descobrir as maluquices feitas por pessoas talentosas, de Silent HillThe Last of Us, passando pela recriação de uma das fases mais legais do Call of Duty 4 e até pelo laboratório do Jigsaw.

Fonte: Kotaku

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários