Meio Bit » Games » Demo da Unreal Engine 5 mostra o poder do PlayStation 5

Demo da Unreal Engine 5 mostra o poder do PlayStation 5

Epic Games exibe demo da Unreal Engine 5 rodando no PlayStation 5, trazendo novas tecnologias de renderização e iluminação

4 anos atrás

A Unreal Engine está evoluindo: nesta quarta-feira (13) a Epic Games demonstrou um demo da quinta geração de seu popular e gratuito motor gráfico, com novos recursos geométricos e efeitos de iluminação.

A grande surpresa, no entanto, foi a revelação de que o vídeo estava rodando em tempo real no PlayStation 5, sendo ele a primeira demonstração do que o próximo console da Sony será capaz de fazer.

Epic Games / tech demo da Unreal Engine 5 rodando no PlayStation 5

A demo técnica foi chamada de Lumen in the Land of Nanite por um motivo: os dois nomes próprios, Lumen e Nanite, são as denominações das duas tecnologias-chave da Unreal Engine 5: a primeira engloba melhores efeitos de iluminação dinâmica nos jogos, enquanto que a segunda é um sistema de geometrização, feito para permitir que artistas importem e renderizem modelos 3D e ambientes compostos por bilhões de polígonos.

Vamos falar primeiro da Nanite. Ele é poderoso o bastante para suportar renderizações de alto nível, produzidas em programas como o ZBrush, dados CAD ou mesmo usando o processo de fotogrametria, que envolve tirar fotos de objetos, pessoas ou ambientes reais e extrair informações tridimensionais das imagens, de modo a renderizar os modelos com mais precisão.

Em teoria, a virtualização do Nanite permite ao artista renderizar um personagem ou cenário com quantos polígonos desejar, sem perdas de qualidade e sem custos. Na demo, a Epic usou a biblioteca da Quixel Megascans, com objetos de alta definição compostos por "milhões de polígonos", reproduzidos em tempo real.

Epic Games / tech demo da Unreal Engine 5 rodando no PlayStation 5

O Lumen, por sua vez é descrito como uma tecnologia capaz de detectar alterações nos efeitos de iluminação em tempo real, conforme a movimentação e responder de acordo, entregando efeitos de reflexo e partículas o mais fiéis possíveis. Efeitos como abrir buracos no teto, para a incidência do Sol em uma caverna e os efeitos do feixe em partículas e objetos serão os mais próximos da vida real, quanto a UE5 for capaz de prover.

A Epic Games, aliás, focou bastante em "gráficos de vida real" na demo técnica, que passa longe de visuais cartunescos ou extremamente estilizados. Os cenários, a personagem, os efeitos de luz e sombra, tudo foi feito de forma meticulosa para se aproximar o máximo possível de um filme.

Unreal Engine 5 no PlayStation 5

A grande surpresa da apresentação ficou por conta da plataforma escolhida para rodar a demo técnica: segundo a Epic Games, Lumen in the Land of Nanite é uma apresentação em tempo real rodando no PlayStation 5, assim, esta é a primeira vez em que uma mídia é vista em execução fazendo uso do hardware para o novo console da Sony, que ninguém sabe sequer como vai se parecer.

Epic Games / tech demo da Unreal Engine 5 rodando no PlayStation 5

A gigante japonesa vem se esquivando de toda e qualquer possibilidade de dar mais dicas sobre o PS5, se limitando a uma apresentação extremamente técnica e informações sobre o controle, logo, esta é uma excelente oportunidade de ver como os jogos do console poderão ser no futuro.

A demonstração também demonstrou como tecnologias existentes da Unreal Engine, como o Chaos, o sistema de física e destruição de elementos, e o Niagara, o de efeitos visuais, se comportarão com a UE5.

As regras de uso permanecerão as mesmas, desenvolvedores poderão empregar a UE5 em suas criações de graça e pagar royalties após a receita do título atingir um certo patamar, que a partir desta quarta-feira (13) e valendo retroativamente para contratos firmados a partir de 1º de janeiro de 2020, foi elevado para US$ 1 milhão.

O primeiro preview da Unreal Engine 5 deverá ser liberado em 2021, e ele será compatível com PlayStation 5, Xbox Series X, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS, Android, Windows e macOS (foi mal, Linux); a UE4, atualmente na versão 4.25, já traz suporte aos consoles da próxima geração.

Fortnite no PS5 e Xbox Series X no Dia 1

Claro que a Epic Games aproveitou o ensejo para falar de Fortnite, o jogo mais popular e lucrativo do momento. O jogo que quase acabou descartado se tornou uma febre global ao abraçar o gênero Battle Royale e fazer frente a PlayerUnknown's Battlergrounds, mas é fato que ninguém esperava um sucesso tão grande, promovendo ações de parceria inusitadas, incluindo show musicais.

A apresentação de Travis Scott (abaixo) bateu todos os recordes de jogadores simultâneos, com um pico de 12,3 milhões. Só para dar uma ideia da dimensão, em março Counter-Strike: Global Offensive quebrou seu recorde de jogadores simultâneos, atingindo a marca de 924 mil pessoas logadas ao mesmo tempo.

Fortnite conseguiu um número quase 13 vezes maior. Com. Um. Show.

Hoje, Fortnite e a Unreal Engine são os principais produtos da desenvolvedora, e obviamente, o título preferido da garotada também será beneficiado com o noto motor gráfico: em 2021 o jogo fará a migração da Unreal Engine 4 para a UE5, fazendo uso de todos os recursos possíveis.

Além disso, a Epic Games confirmou que Fortnite estará disponível no dia do lançamento do PlayStation 5 e do Xbox Series X, porque a ordem é não perder nenhum dia de vendas de skins e V-Bucks.

A Epic não deu detalhes de como as novas plataformas proverão melhorias significativas para Fortnite, que também rodará na UE5 em todos os demais sistemas.

relacionados


Comentários