Meio Bit » Games » Apple leva briga com Epic Games para Suprema Corte dos EUA

Apple leva briga com Epic Games para Suprema Corte dos EUA

Apple quer reverter proibição de impedir apps de usarem lojas próprias dentro do iOS; Fortnite não voltará para o iPhone

36 semanas atrás

A novela Apple vs. Epic Games ganhou um novo, porém previsto, capítulo: a maçã entrou com um pedido de apelação na Suprema Corte dos Estados Unidos, para reverter decisão em instância menor que a proíbe de barrar aplicativos e jogos no iPhone de mencionarem a existência de outros meios de pagamento, que não a App Store.

O processo, aberto pela Epic em 2020 quando Fortnite foi chutado para fora da App Store, não acabou bem para nenhuma das partes, visto que a Apple não será obrigada a restaurar o game em sua lojinha.

A guerra judicial entre Apple e Epic Games, com Fortnite como pivô, se arrasta desde 2020 (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

A guerra judicial entre Apple e Epic Games, com Fortnite como pivô, se arrasta desde 2020 (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Apple não quer perder os 30%

Tente não cair sem uma asa-delta nesta celeuma:

Em agosto de 2020, a Epic Games introduziu um novo método de venda dos V-Bucks, a moeda premium de Fortnite, nas versões móveis do game para iPhone, iPad, Apple TV e Android, que circulavam ambas soluções nativas de cobrança.

O update, considerado "clandestino" pela Justiça, permitia à Epic receber 100% de cada compra realizada pelos jogadores, sem que ela fosse obrigada por padrão a ceder os 30% obrigatórios, cobrados por Apple e Google.

Tão logo o patch se tornou público, o game foi banido de ambas as lojas por quebra de contratos, e também no Mac; na atualização de versão (nova temporada) seguinte, as versões para iOS, iPadOS, tvOS e macOS deixaram de funcionar. Hoje, Fortnite roda "apenas" no Windows, PS5/PS4, Xbox Series X|S/One, Nintendo Switch, e Android via instalação manual do APK, ou lojas alternativas.

Imediatamente após a descida do banhammer, a Epic entrou com processos contra Apple e Google, acusando a maçã de monopólio e a gigante das buscas de concorrência desleal, mas nos foquemos na briga envolvendo a primeira.

A Epic alegava que o design do Jardim Murado, defendido pela Apple, permite à maçã controlar todos os aspectos de desenvolvimento, distribuição e operação de apps e games em suas plataformas, o que prejudica a inovação.

Mais importante, a empresa acredita que não deve pagar nenhum centavo à Apple para distribuir suas soluções, e, não obstante, Fortnite deveria ter lugar cativo no iOS, e ser reinstaurado inteiramente. Basicamente, Tim Sweeney quer que o jogo more de favor para sempre no iPhone.

A Apple, por sua vez, defende a cobrança dos 30% como uma maneira de custear a manutenção de seus sistemas, e também pelo prestígio que seus dispositivos possuem.

Um app ou game estar disponível para usuários no iPhone, ou iPad é um privilégio, não um direito, e o Google age da mesma forma com o Android, embora permita sideloading (não curte, entretanto), algo que Cupertino abomina.

Para azar de ambas companhias, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers, da Corte Distrital do Norte da Califórnia, responsável pelo caso, não engoliu as ladainhas de nenhum dos lados.

Corte da Califórnia autorizou a qualquer app do iPhone mencionar métodos de pagamento alternativos; Apple está desesperada para reverter decisão (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Corte da Califórnia autorizou a qualquer app do iPhone mencionar métodos de pagamento alternativos; Apple está desesperada para reverter decisão (Crédito: Ronaldo Gogoni/Meio Bit)

Contra a Apple, Rogers decidiu que a companhia não pode proibir desenvolvedores de avisarem seus usuários sobre outros métodos de pagamento, paralelos ao da App Store, que recolhe os 30% para a maçã, prática proibida por seus Termos de Serviço. Pior, o que valeria apenas para aplicações de leitura, foi estendido para TODOS os apps e games presentes na lojinha.

Resumindo, um dev não pode colocar um método de pagamento alternativo em seu app do iPhone, mas pode avisar o usuário de que ele pode comprar um item, um DLC, ou fazer uma assinatura, por outros meios. É o que o Spotify faz, quando desativou a opção de assinatura dentro do iOS, anos atrás.

A Apple ficou previsivelmente possessa, e tentou apelar da decisão, o que foi rejeitado pela corte.

Fortnite não voltará a dispositivos da Apple

As bordoadas recebidas pela Apple não significam que a Epic Games foi tratada melhor; na verdade, ela apanhou mais.

Primeiro, o pedido da Epic para reinstaurar Fortnite, citando que o ban da Apple causava "danos irreparáveis" à comunidade de jogadores, foi negado, por não conseguir provar isso, e por esta não aceitar a sugestão da corte, de que o retorno do game seria imposto se pagassem os 30% sobre o que arrecadaram com o "patch clandestino", enquanto ativo.

A Epic, claro, se recusou, no que a juíza Rogers respondeu na lata, dizendo que o ato "sugere que a desenvolvedora não está primariamente preocupada com o bem-estar dos jogadores de iOS". Ouch.

A companhia de Tim Sweeney tentou, por toda a condução do processo, posar como a coitadinha da história, mas a corte não comprou esse discurso, por diferenças entre o que era dito, e como a desenvolvedora agia.

Por exemplo, tão logo Fortnite foi banido do iOS e Android, a Epic subiu para o YouTube o curta Nineteen Eigthy-Fortnite, uma paródia do antológico comercial do Macintosh original dirigido por Ridley Scott, este baseado no livro 1984, de George Orwell.

Ao mesmo tempo, a empresa entrou com os pedidos de processo contra Apple e Google, que eram extensos e muito detalhados, o que caracterizou premeditação.

A Epic sabia que o "update clandestino" feria as regras de ambas as lojas, e se preparou para o inevitável banimento, ao lançar a campanha #FreeFortine, que incluiu uma skin limitada zoando Tim Cook, CEO da Apple, para cooptar o público para seu lado, enquanto cobria legalmente as suas bases.

Nada disso foi criado em questão de minutos, logo após os martelos da Apple e Google descerem na sua cabeça. A skin Tarty Tycoon (Magnata Amargo), por exemplo, foi entendida como bullying pré-planejado, minando ainda mais a credibilidade da Epic junto ao júri.

Do curta parodiando o comercial do Macintosh, ao processo de centenas de páginas que não foi escrito em minutos, a Epic sabia muito bem o que estava fazendo (Crédito: Reprodução/Epic Games)

Do curta parodiando o comercial do Macintosh, ao processo de centenas de páginas que não foi escrito em minutos, a Epic sabia muito bem o que estava fazendo (Crédito: Reprodução/Epic Games)

A decisão final da corte é considerada uma vitória da Apple, que foi favorecida em 9 dos 10 argumentos apresentados, a exceção justamente a proibição sobre os avisos de pagamentos por fora da App Store.

Por outro lado, a maçã foi desobrigada a reinstaurar Fortnite em suas lojas digitais do iPhone/iPad, Apple TV e Mac, enquanto a Epic Games terá que pagar 30% sobre todas as transações no game, desde o banimento até a data do início do julgamento.

Nenhuma das partes ficou completamente feliz, mas é a Apple quem está escalando a briga. Nesta sexta-feira, a gigante entrou com um pedido de apelação (cuidado, PDF) na Suprema Corte, a instância jurídica máxima dos EUA, para que esta considere seu caso e reverta a única derrota que sofreu, para ser permitida a, novamente, proibir alertas de pagamentos por fora de sua lojinha.

O argumento da Apple é que a 9.ª Corte Distrital "foi longe demais" ao instituir uma injunção de alcance nacional, que impede a empresa de barrar os avisos em todos os 50 estados, algo que na sua opinião, compete apenas à Suprema Corte.

Em briga de tubarões, o usuário é o almoço

O arranca-rabo entre Apple e Epic Games teve consequências para outros que não as duas, sendo a mais prejudicada a Valve, que nem tinha nada a ver com a história.

Em fevereiro de 2021, a Apple entrou com um pedido de intimação na corte de San Francisco, exigindo que a empresa de Gabe Newell, que nunca distribuiu Fortnite, a revelar dados cruciais de operação do Steam, que domina o mercado de games em PC e é a concorrente natural da Epic Games Store.

A desculpa da maçã era de ser relevante entender a dimensão do mercado, e para isso, Cupertino queria que a Valve entregasse, de bandeja:

  • Valores totais do Steam, desde 2015, de:
    • vendas anuais de jogos, apps, DLCs, compras in-game (microtransações);
    • vendas anuais de produtos externos atribuíveis ao Steam (chaves resgatáveis vendidas em outras lojas);
    • receitas anuais geral e de publicidade;
    • ganhos anuais (brutos e líquidos);
  • Nomes, datas de lançamento e preços de cada um dos mais de 30 mil jogos, apps e DLCs disponíveis no Steam.

A Valve sabia de antemão que repassar tais informações seria o mesmo que dar as chaves do Reino nas mãos de Apple e Epic, e se recusou a fazê-lo, citando dificuldades técnicas. Porém, o pedido foi acatado pelo juiz Thomas Hixson, que ordenou a entrega dos dados.

A corte, entretanto, restringiu o alcance para valores a partir de 2017, visto que Fortnite saiu naquele ano e a Epic Games Store foi lançada em 2018, e "apenas" de 436 games disponíveis em ambas plataformas, para comparação. O problema, a maioria desses títulos são AAAs e indies de grande sucesso.

Como consequência (indireta ou não), a Apple voltou a investir pesado em games para Mac, ao oferecer um kit de conversão facilitado a desenvolvedores, que poderão converter jogos do Windows para o macOS em dois tempos, além de melhores ferramentas gerais, como o Metal 3.

Hideo Kojima, que anunciou a versão Director's Cut de Death Stranding para a Mac App Store, é o garoto-propaganda da iniciativa de Cupertino, que visa concorrer com Steam, Epic Games Store e outras lojas, com títulos de peso.

Outros pegos no rolo foram os usuários da Unreal Engine e outras ferramentas especializadas, que a Apple tentou banir do Mac e fazer seus usuários culparem a Epic Games, o que não deu certo.

Na ocasião, a juíza Rogers proibiu a medida, ao entender que banir o motor gráfico era uma retaliação não contra a Epic, mas contra os usuários e a indústria de games por pura birra, e uma estratégia para voltar a opinião pública contra a desenvolvedora, no que os mesmos poderiam, com sorte, adotar as soluções proprietárias da maçã.

É importante lembrar que todo esse rolo se deu por dinheiro. A Epic Games se acha no direito de distribuir Fortnite na App Store sem pagar nada, enquanto a Apple não pretende abrir mão de seus 30%, e fará de tudo para que o usuário médio de iPhone não saiba que pode comprar itens em apps e jogos por outros métodos, que não o seu.

E o discurso de "proteção ao consumidor" é só isso mesmo, discurso.

No fim, o motivo é sempre dinheiro (Crédito: Reprodução/Epic Games)

No fim, o motivo é sempre dinheiro (Crédito: Reprodução/Epic Games)

Ainda não se sabe se a Suprema Corte dos EUA acatará o pedido da Apple e avaliará o caso; há a possibilidade de que ela simplesmente o ignore e endosse a decisão da juíza Rogers, que com isso, passaria a ser a final, sem possibilidade de recurso, para ambas as partes.

Sendo assim, só nos resta aguardar os próximos capítulos.

Fonte: Reuters

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários