Dori Prata 4 anos atrás
Depois do Facebook comprar a Oculus e lançar o Rift, parecia que a realidade finalmente se tornaria popular. Veio então a Sony e sua aposta na tecnologia ao disponibilizar um HMD para o PlayStation 4 e até a Nintendo flertou com ela criando um kit para o Labo. Tudo nos fazia acreditar que esta seria uma viajem sem volta, mas e a Microsoft? Será que a empresa americana não irá aproveitar o conceito no Project Scarlett?
Pois de acordo com o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, o fato de ainda não termos um dispositivo de realidade virtual anunciado nem para o Xbox One, nem para o seu sucessor, o Project Scarlett, se deve pura e simplesmente à falta de interesse do público por esse tipo de acessório. Ao conversar com o site Stevivor, ele disse:
“Eu tenho alguns problemas com a RV — ela é isoladora e penso nos games como uma experiência comunitária, um tipo de experiência para se ter juntos. Nós estamos respondendo a o que os consumidores tem pedido e… Ninguém tem pedido por RV. A vasta maioria dos nossos consumidores sabem que se eles quiserem uma experiência em RV, há lugares onde ir buscá-la. Nós vemos o volume dela no PC e em outros lugares.
Eu acho que poderemos chegar lá [eventualmente], mas não é onde está o nosso foco.”
A resposta de Spencer não chega a ser surpreendente, já que em junho do ano passado o diretor de marketing da Microsoft afirmou que a ideia da companhia era fazer com que os seus consoles pudessem oferecer uma boa experiência na TV, enquanto que a realidade virtual e a aumentada poderiam ser aproveitados no PC e nos dispositivos mobile, respectivamente.
Ainda assim, até por ter afirmado depois que ninguém tem vendido milhões de unidades de HMDs, a declaração do executivo pode ser vista por alguns com um certo ar de desdém ou até arrogância e aparentemente ela não caiu muito bem lá pelos lados da Sony. Pelo menos isso é o que dá a entender uma publicação feita por Shuhei Yoshida no Twitter, quando o ex-presidente da SIE Worldwide Studios e agora responsável pela divisão indie do PlayStation disse que “muitas vezes trabalhamos duro para fazer coisas que nenhum consumidor está pedindo.”
(´-`).。oO(we oftentimes work hard to make things that no customers are asking for them)
— Shuhei Yoshida (@yosp) November 26, 2019
Com mais de 4,2 milhões de PlayStation VR tendo sido vendidos até março deste ano, o que representa cerca de 4% da base instalada do PS4, o acessório pode não ser considerado um enorme sucesso, mas também não diria que ele fracassou. Tanto que a Sony já revelou que o aparelho será compatível com o PlayStation 5 e uma patente sugere que a empresa estaria desenvolvendo uma versão atualizada dele.
Quem também não parece estar insatisfeito com as vendas de um dos seus dispositivos de realidade virtual é o Facebook, cujo CEO afirmou recentemente que o Oculus Quest tem vendido tão rápido quanto eles conseguem produzir, sendo que a loja virtual criada para os produtos da linha Oculus já vendeu mais de US$ 100 milhões em conteúdo.
Estaria então a Microsoft apenas sendo comedida ou tamanho medo estaria impedindo a empresa de faturar em um bom mercado? Esta é uma pergunta que eu sinceramente não me vejo em condições de responder, mas o que posso dizer é que não sinto a menor falta de um HMD no meu Xbox One e provavelmente também não sentirei caso um não apareça no Project Scarlett.
Fonte: VG247