Home » Games » Steam passará por reformulação visual em setembro

Steam passará por reformulação visual em setembro

Marcada para estrear no dia 17 de setembro, nova biblioteca do Steam contará com um visual renovado e algumas mudanças importantes na sua estrutura.

05/09/2019 às 8:41

Há vários anos a Valve vem lidando com a ideia de entregar a melhor experiência possível aos usuários do Steam e depois de anunciar na Game Developers Conference deste ano que o visual do programa passaria por uma repaginada, finalmente está chegando a hora de experimentarmos o que eles estiveram tramando nos últimos meses.

Steam

Previsto para ser disponibilizados em 17 de setembro aos usuários que participam do beta do Steam, com esta atualização a Valve espera facilitar o nosso acesso aos games e para isso teremos uma série de novidades bem interessantes. A principal delas é que a nossa biblioteca passará a contar com uma espécie de homepage, onde veremos os jogos que receberam atualizações, os últimos títulos que experimentamos, o que os nossos amigos estão jogando e os eventos (sobre os quais falarei adiante) programados pelas desenvolvedoras.

Além disso, os jogos que possuímos serão mostradas de uma maneira diferente, com as categorias dando lugar para as Coleções. Pense nelas como os filtros do Gmail e ao criarmos uma Coleção usando por exemplo as tags “Suporte a Controle”, “FPS” ou “Single-player”, o Steam automaticamente colocará nelas todos os títulos que já compramos. Assim, qualquer jogo que adquirirmos no futuro já aparecerão em suas respectivas coleções.

Os responsáveis pelo Steam garantem que as categorias que já criamos serão convertidas em Coleções, quando também poderemos simplesmente arrastar um jogo para adicioná-lo a elas manualmente. Outro detalhe importante é que poderemos criar prateleiras na tela inicial da nossa biblioteca e assim teremos acesso mais rápido a, por exemplo, jogos com multiplayer local. Quer criar uma prateleira para títulos que ainda não jogou? Sem problema. E que tal uma apenas com jogos indies?

O objetivo no geral é apenas ajudar os jogadores a encontrarem o próximo game que poderão querer jogar,” explicou o designer Alden Kroll. “Isso representa um número de diferentes maneiras de trazer ao topo coisas que estão na biblioteca do jogador e que talvez possam lhes dar uma razão para talvez jogar um game agora.

Outra novidade que promete aumentar a nossa vontade de jogar algo serão as páginas de cada título. Nela os desenvolvedores poderão destacar eventos que estiverem acontecendo relacionados às suas criações, além de mostrar as últimas atualizações lançadas para ele e os nosso amigos que estiverem jogando. As últimas conquistas e screenshots tiradas também receberão um maior destaque e ainda teremos uma área onde poderemos interagir com outras pessoas, algo como um Facebook para cada jogo.

Algo que deverá contribuir bastante para criar um canal entre as desenvolvedoras e o seu público são esses tais eventos. Com eles os estúdios poderão divulgar de maneira mais simples diversas novidades previstas, como as atualizações para seus jogos, a realização de torneios, testes, períodos em que o título estará disponível gratuitamente ou finais de semanas com o ganho de experiência dobrado.

Embora isso já seja possível hoje, esses eventos nunca tiveram muito destaque nas páginas dos jogos e foi então que a Valve percebeu que precisava incentivar a divulgação deles. Para isso eles implementaram não só a mudança no visual das páginas, mas também uma ferramenta que facilita a criação desses eventos.

Particularmente gostei bastante tanto do novo visual quanto das ideias adotadas pela Valve. É claro que num primeiro momento haverá muita gente reclamando, dizendo que preferia como era antigamente ou que eles poderiam ter feito melhor. Qualquer mudança desse tipo costuma causar resistência no início, mas se for para termos uma experiência melhor e nos ajudar a diminuir os imensos backlog que possuímos, que elas continuem acontecendo.

Fonte: Rock, Paper, Shotgun e Polygon.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários