Dori Prata 4 anos atrás
E na sua constante tentativa de fornecer uma maneira melhor de recomendar jogos aos seus consumidores, a Valve revelou uma interessante ferramenta que poderá corrigir um dos maiores problemas do Steam. Com o nome de Recomendador Interativo, o que ela faz é deixar de lado as tags que eram utilizadas anteriormente e se basear em diversas informações, como o histórico de jogatina do usuário e “outros dados relevantes”.
De acordo com a Valve, a tecnologia por trás desta nova ferramenta é uma rede neural que vem sendo treinada tendo como base os dados de milhões de usuários e bilhões de sessões de jogos. Com isso eles afirmam ter encontrado diferentes padrões que cobrem todo o catálogo da loja, sendo possível então recomendar títulos que se encaixam melhor no gosto de cada um.
Para ver como o sistema está funcionando no momento, basta visitar esta página quando estiver logado e definir alguns parâmetros, como exibir ou excluir jogos de um determinado marcador ou escolher se quer ver títulos mais ou menos modernos, ou ainda mais ou menos populares.
O mais interessante nisso tudo é saber como a rede decide quais jogos devem ou não ser recomendados. Veja o que diz a Valve:
“Uma alternativa é coletar todo tipo de informação sobre um jogo e então supor quais jogos são similares, recomendando-os em seguida. Porém, isso resulta em todo o tipo de distorções: não é porque você joga bastante Beat Sabe que só deveríamos recomendar jogos de ritmo em RV. O nosso modelo toma uma outra abordagem, ignorando boa parte das informações sobre um jogo, como gênero ou preço. Em vez disso, ele olha quais jogos você joga e quais jogos outras pessoas jogam, e então dá sugestões de acordo com as decisões de outras pessoas que jogam no Steam. A ideia é de que se jogadores com hábitos de jogo bem semelhantes aos seus tendem a jogar outro jogo que você ainda não experimentou, então aquele jogo provavelmente é uma boa recomendação.”
Para ser sincero, acho que nunca comprei algum jogo tendo como base as recomendações do Steam, então talvez eu não seja o público alvo de uma ferramenta como esta. Ainda assim, achei a ideia muito legal e se esta rede for aperfeiçoada com o tempo, ela poderá fazer com que algumas pessoas tenham muito menos dificuldade em encontrar um jogo no vastíssimo catálogo da loja.
Mas não pense que o Recomendador Interativo é a única novidade apresentada esta semana pela Valve. Ele na verdade é um dos três experimentos do Steam Lab, uma iniciativa da loja cujo objetivo é tornar público alguns projetos que estão sendo desenvolvidos para o Steam. Desta forma os responsáveis pelo serviço esperam que a comunidade possa lhes ajudar a tornar esses experimentos melhores, mesmo sem haver a garantia de que tais ideias serão implementadas no futuro.
Quanto aos outros dois experimentos, são eles:
Como acredito que o meu cérebro é lento demais para absorver diversos mini trailers ao mesmo tempo e ainda conseguir tirar algo de proveitoso daquilo ali, o que gostei mesmo foi dessa ideia de um programa diário semanal e que nos apresente alguns jogos. Esta sim é o tipo de recomendação que acho que poderia me convencer a comprar algum jogo.