Ronaldo Gogoni 4 anos atrás
A Samsung também aproveitou a E3 2019 para revelar novidades aos gamers: o monitor curvo CRG5, que traz uma estonteante taxa de atualização de 240 Hz, modos customizados para tipos de jogos diferentes e uma velha reivindicação dos consumidores ao ser o primeiro da empresa compatível com a tecnologia G-Sync da nVidia.
Embora a Samsung possua uma vasta linha de monitores gamers, para diversos tipos de gostos e tamanhos de bolsos (e bancadas), uma velha reclamação da Glorious PC Gamer Master Race dizia respeito à parceria da empresa sul-coreana com a AMD, o que levava a todos os seus monitores gamers serem compatíveis com a tecnologia FreeSync, seja de primeira ou segunda geração.
Embora as GPUs da AMD sejam muito boas (e estejam ficando cada vez melhores), é fato notório que a grande maioria dos consumidores preferem placas de vídeo da nVidia, e ficavam a ver navios em termos de ferramentas para sincronizar a taxa de atualização do monitor com o processador gráfico, a fim de eliminar o "tearing", a quebra de quadros.
O CRG5 veio para atender esse público e mais: ele é o primeiro de sua categoria a combinar um display LCD VA curvo de 27 polegadas, curvatura de 1.500R e resolução Full HD, o nVidia G-Sync, um tempo de resposta de 4 ms (GTG) e uma taxa de atualização de 240 Hz, que segundo a Samsung, cria resultados de altíssima qualidade na hora da jogatina com animações sem quebras, extrema fluidez e um amplo campo de visão.
Em termos de design, este monitor traz bordas extremamente finas para viabilizar setups duplos, para quem prefere não gastar com o leviatã CGH90 (que só alcança 144 Hz e usa FreeSync 2, de qualquer forma).
Há outros ajustes pensados para gamers aqui. Primeiro, o CRG5 possui modos gamer dedicados a gêneros diferentes, como FPS, RTS, RPG e etc., além de um modo de baixo input lag, indispensável para quem pretende rodar títulos que exigem resposta rápida, como jogos de tiro e de luta por exemplo. Há também um modo chamado Virtual Aim Point, que coloca uma mira no centro da tela para auxiliar os jogadores.
De resto, este monitor conta com uma taxa de contraste de 3.000:1, brilho entre 250 e 300 cd/m² (nada de HDR), um modo Eye Saver que reduz luzes azuis, ideal para dar um descanso aos olhos e um ângulo de visão de 178º. Para um primeiro modelo com G-Sync, até que a Samsung mandou bem com o CRG5.
O monitor Samsung CRG5 chegará às lojas norte-americanas em julho, pelo preço sugerido de US$ 399; não há previsão de quando ele será lançado no Brasil, mas como a companhia costuma trazer todos os modelos de sua linha gamer para cá, isso não deve demorar muito. Só não espere por valores inferiores a R$ 3 mil.
Com informações: Samsung.