Meio Bit » Mobile » Samsung teria oferecido telas dobráveis para Google e Apple

Samsung teria oferecido telas dobráveis para Google e Apple

Samsung também já estaria trabalhando em mais dois celulares com telas dobráveis, sendo um deles similar ao Huawei Mate X

5 anos atrás

A Samsung quer que suas telas dobráveis deem retorno financeiro logo: de acordo com o site ETNews, a companhia sul-coreana já teria entrado em contato com potenciais compradores da tecnolgia aplicada no Galaxy Fold, como Google, Apple, Oppo e Huawei.

Enquanto isso, ela estaria trabalhando em mais dois modelos, sendo um clamshell e o outro similar ao Huawei Mate X.

Samsung / Galaxy Fold / telas dobráveis

De acordo com as fontes apuradas, a Samsung despachou amostras de displays OLED dobráveis de 7,2 polegadas para as quatro empresas, essencialmente o mesmo presente no Galaxy Fold mas com uma polegada a menos, para apreciação e potencial realização de negócios posteriores. O envio das peças, ao menos no que tange à Apple, teria ocorrido no dia 27 de fevereiro, seis dias depois da apresentação oficial do Fold ao mundo.

Não é novidade para ninguém que a Samsung ainda é a principal fornecedora de telas para a maçã, que apesar de seus esforços, ainda não encontrou um fornecedor bom o bastante (e com preços razoáveis) para substituí-la. Desde o arranca-rabo por causa de patentes travado pelas duas companhias, que se arrastou por anos, a Apple foi eliminando a Samsung de cada cadeia de componentes para o iPhone que pôde, como dos processadores, hoje exclusivos da TSMC.

Porém ainda há dois componentes para celulares que a Samsung ainda não possui rivais: memórias Flash (presentes no mais recente iPad Pro, em módulos de até 1 TB)e telas. Neste último, a Apple até considerou abraçar os displays IGZO da Sharp, mas o custo final do iPhone X e seus sucessores não agradou à maçã. Agora, a Samsung está convencida de que detém a excelência na produção de telas dobráveis, fruto de anos de P&D e muito dinheiro gasto, e a Apple seria um primeiro parceiro ideal.

A Apple possui patentes de dispositivos dobráveis desde 2011 (a mais recente foi concedida neste mês), mas com a tecnologia de OLEDs dobráveis da Samsung, ela poderia introduzir um aparelho híbrido, que funcionaria como iPhone e iPad dependendo do modo de uso.

De acordo com o site MacRumors, a Apple testa a tecnologia de telas dobráveis a alguns anos, mas ainda não estaria contente com os resultados; especialistas de mercado especulam que na melhor das possibilidades, mesmo que a maçã feche negócio com a Samsung para o fornecimento dos displays flexíveis, um novo aparelho disruptivo da companhia não deverá dar as caras antes de 2020. Isso claro, se a Apple de fato estiver interessada nesse novo mercado potencial.

Claro, a Apple não é o único alvo da Samsung. O ETNews informa que outros possíveis clientes, como Google e Oppo também teriam recebido telas para avaliação; a Huawei também teria sido abordada, o que levanta algumas questões sobre a tela presente no Mate X,mas não sobre sua procedência, e sim por sua qualidade; é possível que os sul-coreanos queiram demonstrar que sua solução de tela é bem melhor que a dos taiwaneses.

Patente da Apple com celular dobrável / telas dobráveis

Patente recente da Apple exibe suposto iPhone dobrável (créditos: USPTO)

Analistas acreditam que as fabricantes de celulares vão trabalhar em cima do desejo dos consumidores, que gostariam de ter um aparelho "2 em 1" no bolso, mas claro, por preços bem mais convidativos do que os US$ 1.980 do Galaxy Fold, ou os € 2.299 do Huawei Mate X. Por outro lado, a Samsung poderia ajudar a derrubar os preços, garantindo escala de produção com outras empresas lançando aparelhos, e comprando os seus displays.

Paralelamente, a Corning anunciou que está trabalhando em um novo tipo de vidro flexível para as telas dobráveis, de modo a dar uma nova opção de proteção à cobertura de plástico, que os modelos atuais invariavelmente utilizam hoje. Segundo a empresa, ele terá 0,1 mm de espessura e poderá sem dobrado em um raio de até 5 mm, sem perder a rigidez do vidro ou quebrar. Em testes, o novo material resistiu a 200 mil movimentos.

Samsung teria mais dois celulares com telas dobráveis

De acordo com o site Bloomberg, a Samsung estaria trabalhando em mais dois form factors para dispositivos com telas dobráveis: um deles adotaria o design clássico clamshell, com uma segunda tela externa semelhante à do Galaxy Fold. Este seria uma versão da série W, de smartphones voltados para o mercado chinês que trazem teclado físico. Já o segundo protótipo contaria com uma tela que dobra para fora, da mesma forma que o Huawei Mate X.

Segundo informes, a Samsung está trabalhando para melhorar a tecnologia de suas telas dobráveis, que segundo informes, passam a apresentar um vinco após 10 mil movimentos. É possível que a companhia implemente a substituição gratuita da tela enquanto os aparelhos permanecerem na garantia, o que não é o melhor cenário do ponto de vista de negócios; no entanto, é de se esperar que os primeiros aparelhos do tipo não possuam displays tão re

D euqalquer forma, tais informações são rumores e devem ser recebidas com os dois pés atrás; nenhuma das companhias mencionadas pelo ETNews comentou o assunto.

Com informações: ETNews (em coreano), Cult of Mac, MacRumors, WiredBloomberg.

relacionados


Comentários