Meio Bit » Ciência » Virgin Galactic e Under Armour fazem acordo pra criar roupas espaciais

Virgin Galactic e Under Armour fazem acordo pra criar roupas espaciais

A Under Armour vai criar os trajes espaciais para os astronautas e os turistas da SpaceShipTwo da Virgin Galactic, além de fazer o treinamento e recuperação deles em seu centro.

5 anos atrás

A Virgin Galactic anunciou essa semana uma parceria com a Under Armour para a criação de trajes espaciais que vão ser usados na SpaceShipTwo, seguindo ainda que tardiamente os passos da SpaceX que tem uma roupa espacial que mais parece saída de um bom filme de Sci-Fi, e a Boeing, que mostrou alguns anos atrás o seu traje da Starliner.

Kevin Plank da Under Armour e Richard Branson da Virgin Galactic comemoram o acordo entre as duas empresas

A Under Armour vai fazer não só os trajes espaciais dos astronautas da SpaceShipTwo, mas também as roupas que vão ser usadas pelos turistas espaciais, além dos uniformes da equipe em solo no Spaceport America, complexo de onde vão partir os voos suborbitais turísticos da Virgin Galactic.

Além da criação de roupas especiais para o uso nas condições de voo da SpaceShipTwo, o acordo com a Under Armour também inclui a criação do Astronaut Performance Program, um programa especial para a preparação física e a recuperação dos astronautas, que será desenvolvido pela Under Armour no UA PDX, seu centro de treinamentos em Portland, Oregon. O treinamento e a recuperação também estarão disponíveis como opcionais para os turistas espaciais, mas a Virgin Galactic diz que eles não serão necessários para a viagem.

Quando pensamos no espaço, uma das primeiras perguntas é igual ao refrão daquela velha música do Noel Rosa, "com que roupa eu vou?", isso desde o começo do programa espacial, quando eles não tinham trajes adequados para suas primeiras missões espaciais, e tiveram que improvisar com a ajuda de uma empresa de lingerie, uma história que o Cardoso conta no excelente livro dele.

Apesar de ter lançado recentemente uma parceria com um designer pra criar uma coleção para os seus fãs aqui na Terra, até hoje a NASA está bem preocupada pois não tem uma roupa decente para seus astronautas, caso o Donald decida que chegou a hora de pousar novamente na Lua (além de um protótipo caríssimo que não funciona).

Felizmente a missão de criar um traje espacial que não vá ser usado para atividades extraveiculares é bem mais simples (além de muito mais barata), já que ele não vai precisar ser usado do lado de fora da estação espacial (ou da nave), ou pelo menos é o que se espera.

Os valores envolvidos no negócio não foram revelados pelas duas empresas, e não temos nenhuma imagem pois os primeiros modelos ainda precisam ser projetados. A parceria entre a Under Armour e a Virgin Galactic surgiu da amizade entre Sir Richard Branson e Kevin Plank, CEO da empresa de roupas esportivas.

É claro que isso tudo também é uma ótima estratégia de marketing gratuito para as duas empresas, mas isso faz parte, existem vários exemplos parecidos até mesmo no ramo espacial, como a nova missão espacial do Snoopy feita pra divulgar da NASA, ou o Starman no volante de Tesla Roadster no espaço flutuando no espaço da SpaceX.

Como em todos os casos citados, é uma estratégia que geralmente dá certo, pelo menos aqui no MB (embora sempre exista a possibilidade de algum maluco vir comentar que estamos ganhando algum $$ da NASA, SpaceX, Tesla, Under ou quem sabe da Virgin Galactic). 😉

Os voos da SpaceShipTwo estão mais próximos do que nunca. Depois de um teste bem sucedido no dia 13 de dezembro do ano passado, sobre o qual o Cardoso fala nesse post, incluindo a ciumeira de um astronauta da NASA), só faltam mais alguns voos para que os primeiros passageiros façam a viagem turística inaugural.

Antes dela, no entanto, a nave da Virgin Galactic vai fazer uma viagem especial, levando o próprio Sir Richard, que faz questão de ir primeiro, algo muito justo, aliás. Ele aliás está animadíssimo com a viagem, que segundo ele, deve acontecer no meio deste ano. Kevin Plank também quer embarcar, mas vai ter que esperar um pouco, já que a lista já tem 600 interessados.

Para atingir o nirvana (ou mais ou menos uns 90 km de altura), estes bravos (e ricos) turistas irão enfrentar uma viagem turbulenta em uma velocidade três vezes superior à velocidade do som. Quando finalmente chegarem na altura desejada, poderão se soltar de suas cadeiras e aproveitar não só a vista da Terra mas também a sensação de se libertar da gravidade do nosso planeta.

As roupas dos passageiros não precisam ser pressurizadas, já que a cabine é selada, mas mesmo assim, Branson faz questão de que eles se sintam como astronautas. Ele diz que o dia da viagem será muito especial na vida dos passageiros, chegando perto do dia em que a pessoa se casou e o que nasceram os seus filhos. Ele quer que todos que forem fazer a viagem se olhem no espelho antes de embarcar e se sintam como se fossem astronautas.

Virgin Galactic e Under Armour fazem acordo para criar roupas de seus astronautas e turistas espaciais

Enquanto isso só nos resta aguardar para conhecer as roupas espaciais da Under Armour pra Virgin Galactic, e quem sabe acertar em uma loteria sozinho para tentar comprar uma passagem pra umas horinhas de felicidade em (quase) órbita.

Saiba mais sobre o acordo na Virgin Galactic e na Under Armour.

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação da parceria.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários