Meio Bit » Games » Meditations, o projeto que dará um (mini) jogo por dia em 2019

Meditations, o projeto que dará um (mini) jogo por dia em 2019

Prometendo um jogo indie gratuito por dia, Meditations é um interessante projeto lançado por Rami Ismail, o cofundador do estúdio Vlambeer.

5 anos atrás

Vez ou outra escuto alguém defender que a indústria de games estagnou, vivendo quase num estado de letargia onde a criatividade foi deixada de lado. Para mim, ainda é possível encontrar muita coisa boa mesmo nos grandes títulos, mas concordo quando dizem que boa parte da ousadia ficou para os estúdios independentes e jogos experimentais.

É por isso que costumo olhar com tanto carinho para os títulos desenvolvidos por desenvolvedoras menores e também porque estou vendo com muito bons olhos o projeto Meditations. Idealizado pelo cofundador da Vlambeer (Super Crate Box, Ridiculous Fishing, Luftrausers, Nuclear Throne), Rami Ismail, a iniciativa consiste do lançamento de um jogo por dia, durante todo o ano de 2019 e através do seu Twitter o gamer designer explicou de onde surgiu a ideia:

Numa manhã de 2017 eu joguei um game curto que me fez desejar ter um novo jogo como aquele todos os dias do ano. Então, durante todo 2018 pedi para centenas de desenvolvedores fazerem um pequeno jogo. Esse programa lhe servirá um novo título todos os dias.

O Meditations lançará um novo jogo todos os dias, inspirados por aquele dia. Haverá todo tipo de jogo ali, de curiosos pequenos quebra-cabeças e desafiadores jogos de plataforma a jogos pessoais sobre a vida e perda e alegria e amor e mortes e tudo o mais.

O idealizador do projeto diz ainda que os jogos encontrados por lá levaram cercas de seis horas para serem produzidos, exigindo apenas algo em torno de cinco minutos para serem aproveitados. Isso significa portanto que não devemos esperar jogos grandiosos, mas para quem gosta de experiências minimalistas e não tem muito tempo livre para jogar, parece um prato cheio.

Com todos os jogos lançados gratuitamente, para ter acesso a eles você precisará baixar o aplicativo do projeto, que está disponível tanto para Windows quanto para Mac OS. O ponto negativo é que os títulos ficarão disponíveis apenas no dia e o download para eles é um tanto lento. Além disso, eu gostaria muito de ver algo assim sendo lançado para um videogame portátil, mas como as fabricantes são muito chatas em relação a esse tipo de coisa, o jeito será aproveitá-los no PC mesmo.

PS: se você gostar de um jogo oferecido pelo Meditations e quiser contribuir de alguma forma com o seu criador, repare que no lado esquerdo do programa existe um link para as redes sociais do estúdio/desenvolvedor. Além disso, eles recomendam usar a hashtag #meditationgames para falarmos sobre os títulos.

PS 2: caso você tenha ficado curioso sobre o jogo citado por Ismail, ele se chama Tempres e como não poderia deixar de ser, foi o primeiro a ser disponibilizado pelo Meditations. Nele temos apenas que apertar a tecla espaço para fazer uma barra aumentar, enquanto tentamos descobrir como funciona a sua mecânica. Neste link é possível jogá-lo e se você não gostar muito do que ele ou o jogo de hoje tem a oferecer, o legal é que basta esperar outro dia e ver se a nova experiência será melhor.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários