Meio Bit » Hardware » Magic Scroll, um tablet que pode ser enrolado

Magic Scroll, um tablet que pode ser enrolado

Pesquisadores do Human Media Lab no Canadá criaram um smartphone/tablet que pode ser enrolado para poupar espaço, e que ainda funciona na forma de rolo.

6 anos atrás

Magic Scroll, um protótipo de um tablet que pode ser enroladoPesquisadores da School of Computing do Human Media Lab criaram um protótipo de um tablet que pode ser enrolado e desenrolado para ocupar menos espaço. Aberta, a tela flexível fica com 7,5 polegadas, mas o aparelho funciona mesmo com ela enrolada, com a navegação pelo conteúdo sendo feita usando os botões nas laterais.

O projeto é liderado pelo professor da School of Computing, Dr. Roel Vertegaal, que explica melhor o conceito: “nós nos inspiramos no design dos antigos pergaminhos pois sua forma permite uma experiência mais natural, com menos interrupções de longas linhas do tempo visuais”. Ele também disse que se inspirou no design dos antigos rolodex, tão comuns em escritórios há não muito tempo atrás, na era pré-computadores.

O vídeo mostra o tablet sendo usado como smartphone, um papel no qual ele fica bem estranho, pois seu case impresso em 3D não é tão fino assim, mas para ser usado no formato de rolo, até que o conceito é interessante. O slogan “um iPad que cabe no seu bolso”, usado no site do Human Media Lab também me parece meio exagerado, e já sei que alguns de vocês vão dizer nos comentários que ele parece um rolo de papel higiênico, e parece mesmo, mas desde que a pessoa não resolva atender uma ligação com ele, acho que ele não faria tão feio assim no mundo real.

Magic Scroll, um protótipo de um tablet que pode ser enrolado

Claro que hoje em dia temos smartphones com telas quase tão grandes quanto a deste tablet enrolado, e muitos deles muito finos, então mesmo que fosse um produto comercial, acho que não faria tanto sucesso, pelo menos não no formato proposto. Dito isto, o botão de rolagem na lateral e seu formato horizontal podem funcionar muito bem para leitura de textos grandes.

Não duvido que alguns dos nossos smartphones poderão ser enrolados para ocupar muito menos espaço no bolso em um futuro não tão distante, mas é claro que eles certamente terão que ficar mais finos do que esse protótipo, mas de qualquer forma, acho o projeto do Human Media Lab válido por apontar um caminho diferente.

Magic Scroll, um protótipo de um tablet que pode ser enrolado

Saiba mais sobre o tablet que pode ser enrolado no site da School of Computing da Queen's University.

Veja o vídeo abaixo.

relacionados


Comentários