Meio Bit » Ciência » Parabéns, Nikola Tesla!

Parabéns, Nikola Tesla!

O maior geek que já existiu hoje completaria 160 anos. Dêem os parabéns a Nikola Tesla, o homem que moldou a tecnologia do século XX.

8 anos atrás

Eletricidade para o povo. Parece ter sido esse o lema de Nikola Tesla, o inventor sérvio-croata-americano que hoje, 10 de julho, completaria 160 anos.

Entre as invenções mais importantes de Nikola Tesla estão o motor de indução, o transformador e o alternador. Tais dispositivos do século XIX moldaram a infraestrutura elétrica do século XX.

Laguna_Nikola_Tesla_Google_Doodle

Doodle do Google hoje em vários países, infelizmente não no Brasil (crédito: Google)

Esses componentes elétricos polifásicos foram aperfeiçoados pelo Tesla: ao usar campos magnéticos girantes em vez de peças mecânicas para conduzir os motores, por exemplo, boa parte do atrito e vibração foi removida, conseguindo grande eficiência em escala industrial. Foram o motor de indução, o transformador e o alternador que basicamente venceram a chamada Guerra das Correntes ao final do século XIX. Eles e as lâmpadas fluorescentes verdes, outro invento de Nikola Tesla.

Sabe as velas de ignição presentes nos motores à combustão? São a aplicação, o uso mais comum das bobinas de Tesla.

Laguna_Nikola_Tesla_with_his_equipment_peq

Nikola Tesla sentado calmamente entre suas bobinas com milhões de volts, no laboratório em Colorado Springs (crédito: Wikipédia)

Segundo rumores, Nikola Tesla seria indicado a um Prêmio Nobel de Física em 1915, mas recusar-se-ia a dividi-lo com Thomas Edison. Um dos motivos? Este foi seu ex-patrão e prometera uma gratificação de cinqüenta mil dólares (corrigido pela inflação, hoje seria mais de US$ 1 milhão) caso Tesla aperfeiçoasse os motores de corrente contínua de Edison. Isso em 1884, quando Tesla era um jovem imigrante de 28 anos.

Tesla conseguiu melhorar os motores mas Edison não cumpriu a promessa, dizendo que “Tesla não havia entendido o humor norte-americano”. Depois desse episódio, e de perceber que a corrente contínua não tinha tanto futuro na infraestrutura elétrica mundial quanto a corrente alternada, Nikola Tesla deixou a empresa de Edison, embriã da atual General Electric.

Ao deixar a empresa de Edison fundou a própria em abril de 1887, a Tesla Electric Company, com seus sócios Alfred S. Brown e Charles F. Peck. Sob tal empresa, Tesla inventou e patenteou um motor de indução encomendado pela Westinghouse Electric Company.

Laguna_David_Bowie_The_Prestige_peq

The Prestige (crédito: The Chronicle)

E foi graças à amizade de Nikola com George Westinghouse que Tesla começou a ganhar a fama de cientista maluco por suas excentricidades. Uma delas foi a de abrir mão dos royalties por cada um dos motores vendidos com tecnologia desenvolvida em conjunto com a Westinghouse.

As invenções de Tesla ajudaram Westinghouse a vencer a Guerra das Correntes em 1893 quando venceram a licitação contra a General Electric de Edison para implantar uma usina hidrelétrica nas Cataratas do Niágara. À partir dali, foi estabelecido que a corrente alternada é o padrão de alimentação das residências e indústrias de todo o mundo, sendo a maior parte delas alimentadas com o padrão mundial trifásico de 380/220 V a 50 Hz (utilizado na Europa, Ásia continental, Oceania, África e América Latina excetuando-se Brasil e México).

Durante sua infância, Tesla era fã dos livros de Mark Twain e ambos se tornaram amigos quando Tesla tinha sua empresa. Provavelmente Nikola Tesla lia Tom Sawyer enquanto fazia os experimentos em seu laboratório mais famoso, o de Shoreham (NY), com a inacabada Torre de Wardenclyffe, também chamada de Torre de Tesla.

Laguna_Wardenclyffe_tower_rendering_peq

Torre de Wardenclyffe (crédito: LEGO Ideas)

A Torre de Tesla serviria para transmissão de mensagens sem fios até a Inglaterra, mas não se tornou operacional. Custeada pelo J. P. Morgan, a torre acabou por ser demolida em 1917. O laboratório em si acabou virando sede de outros negócios desde a execução da massa falida da Tesla Electric Company e teve até uma recente campanha para que Elon Musk ajudasse na reforma do prédio, transformando-o num Museu Nikola Tesla em Wardenclyffe.

Falando no CEO da Tesla Motors…

Provavelmente Nikola Tesla teria gostado da homenagem.

Uma pena que o inventor sérvio-croata-americano acabou por falecer no meio da Segunda Guerra Mundial, pobre e sozinho, aos 86 anos. Após sua morte, o governo norte-americano confiscou-lhe todos os bens. Inclusive os supostos planos de um especulado Raio da Morte. Boa parte dos bens de Tesla foram devolvidos ao sobrinho Sava Kosanović e fazem parte do Museu Nikola Tesla em Belgrado, Sérvia.

Fontes: The Oatmeal e Tesla Universe.

relacionados


Comentários