j. noronha 9 anos atrás
Elon Musk em um momento de concentração.
A internet não é apenas o paraíso dos trolls, fotos de gatos e terreno fértil para comentaristas acéfalos de portais.
De vez em quando coisas boas acontecem e pessoas que na vida real nunca teriam nada em comum acabam se encontrando e se unindo por uma ideia bacana.
Quem acompanha o Meio Bit provavelmente conhece o Oatmeal, um dos maiores e mais divertidos sites de quadrinhos da internet, fundado e mantido por Matthew Inman.
Inman é um nerd de carteirinha e grande fã de Nikola Tesla, o cara que “inventou” a corrente alternada, o radar, o raio-x e uma infinidade de outras coisas que hoje tornam nossa vida confortável.
Quando a casa onde funcionou o laboratório de Tesla foi à venda, Inman criou uma campanha no Indiegogo e conseguiu arrecadar quase 1,4 milhão de dólares para a organização sem fins lucrativos que quer transformá-la em um museu.
Essa semana ele publicou um quadrinho épico retratando sua experiência com o Model S, o carro elétrico da empresa de Elon “Stark” Musk, e aproveitou para pedir a ajuda do fundador da Tesla Motors na construção do museu. O pedido se espalhou rapidamente pela internet e Musk, que já havia doado para a aquisição da casa, respondeu ao pedido de Inman no Twitter.
No quadrinho sobre o Model S, Inman lembra Musk que sua Tesla Motors usa o nome e o motor de Nikola Tesla, sem ter que pagar um centavo por isso, já que as patentes expiraram. O pedido é feito de forma sutil, no entanto:
“You owe us nothing, and you’ve done nothing but good things in the name of Nikola Tesla. But the fact remains: Tesla Motors, a company now worth billions, is using Nikola Tesla’s name, and they’re using his technology, and all we want in return is a little bit of help.”
Em bom português:
“Você não nos deve nada, e só fez coisas boas em nome de Nikola Tesla. Mas o fato permanece: a Tesla Motors, que vale bilhões, está usando o nome de Nikola Tesla, e sua tecnologia, e tudo que nós queremos em troca é um pouco de ajuda.”
O pedido não é pequeno, são 8 milhões de dólares, mas Musk recentemente comprou um brinquedinho de quase um milhão, então dinheiro não é exatamente um problema.