Meio Bit » Arquivo » Entretenimento » BowieNet — we are all made of Ziggy Stardust

BowieNet — we are all made of Ziggy Stardust

Antes mesmo de existir o Napster, David Bowie lançou um serviço pioneiro de música online: em 1998, nascia a BowieNet.

8 anos atrás

Assim como Elvis, David Bowie não morreu: apenas retornou ao planeta de onde veio, para cumprir a promessa de acabar com a seca. A horrível seca que é o tédio. Enquanto visitava nosso humilde planeta, o intérprete de Ziggy Stardust esteve à frente de seu tempo em outras áreas que não a música. Em 1998, o artista lançou o primeiro provedor de acesso dedicado aos fãs de música. Nascia a BowieNet.

Laguna_David_Bowie_The_Man_Who_Fell_to_Earth

The Man Who Fell to Earth (crédito: Alt Screen)

A BowieNet era um provedor de internet discada (requeria fax modem de no mínimo 28 kb/s), cujo conteúdo exclusivo era acessado por uma versão customizada do Internet Explorer. Ela usava a estrutura de um dos maiores buscadores da época, o Lycos, que era quem fornecia o conteúdo em si (notícias, esportes, música, etc) enquanto a UltraStar seria a responsável pela infra no Reino Unido.

Laguna_BowieNet_20_peq

Página inicial da BowieNet (crédito: The Guardian)

Pagando US$ 19,95 por mês; você tinha o provedor de acesso mais o conteúdo exclusivo de David Bowie, como fotografias exclusivas, vídeos e entrevistas. Caso não quisesse trocar de provedor, tal conteúdo exclusivo era disponibilizado pela módica quantia de US$ 5,95 mensais. Cada usuário tinha enormes 5 a 20 MB para montar sua própria página na web, além de uma conta de e-mail @davidbowie.com ou @davidbowie.co.uk.

Laguna_David_Bowie_PC

Será que Mick Jagger vai me adicionar no Facebook? (crédito: Mashable)

Era bem pioneira, Web 1.0 de raiz, oferecendo música online antes do Napster, mas a BowieNet como provedora de acesso acabou em 2006. O conteúdo exclusivo do artista acabou indo para a página oficial do David Bowie mesmo, em 2012.

Procurei criar um ambiente no qual não apenas os meus fãs, como também todos os fãs de música, possam se tornar parte de uma única grande comunidade.
·  
Comunidade onde encontraríamos um enorme acervo musical, e também informação que poderia ser acessada, por diferentes pontos de vista e assim mudar nossas ideias sobre o mundo.” — David Bowie, no lançamento da BowieNet (1998)


David Bowie – Space Oddity (Official Video)

[No futuro] o contexto e a distribuição do conteúdo será bastante diferente de qualquer coisa que possamos imaginar no momento: a interação entre o usuário e o criador [de conteúdo] estará tão integrado que vai esmagar nossa atual noção de tudo relacionado à mídia.
·  
A ideia é que a peça de trabalho não estará terminada até que o público venha a ela e adicione sua própria interpretação, a obra de arte é sobre esse o espaço cinza no meio [entre artista e público]. Esse espaço cinzento no meio é o que o século XXI deverá ser.” — em entrevista (2000)

Além de artista transgressor, Bowie foi um visionário. E o melhor Nikola Tesla no cinema até o momento.

Laguna_David_Bowie_The_Prestige_peq

Cena de The Prestige (crédito: The Chronicle)

Invejo o outro lado, por agora ter shows de Under Pressure ao vivo.

Fontes: Mashable e The Guardian.

relacionados


Comentários