Nick Ellis 4 anos atrás
Falei aqui no MB ontem sobre o controverso filme biopic do David Bowie, que vai mostrar a turnê americana de Ziggy Stardust, mas existe outro filme sobre o começo da carreira deste fantástico cantor e compositor inglês que promete ser mais interessante, o documentário David Bowie: Finding Fame, dirigido por Francis Whately para a BBC.
O filme já tinha recebido boas críticas das pessoas que o assistiram antes do lançamento, mas agora, deve ficar ainda melhor, pois o diretor recebeu a autorização para incluir a primeira aparição de Bowie na TV como Ziggy Stardust em 1972 no programa Lift Off With Ayshea, uma gravação que se julgava perdida e que foi encontrada agora.
O diretor contou ao Guardian que o vídeo está sendo reparado sem descanso por ele e sua equipe pra que possa ser incluído na versão final do documentário, que será lançado no dia 9 deste mês na BBC. Seu prazo final pra entregar o material é na quarta-feira que vem.
David Bowie: Finding Fame já contava com trechos do show de 1973 que foi lançado do qual falei no post de ontem, e também um áudio de um show que ele fez em Glastonbury em 1971, mas certamente vai ficar mais completo e interessante com a inclusão desse especial de TV.
Whately conta que além deste vídeo, ainda existe outro perdido, que mostra os ensaios de Bowie para o programa filmados por ele mesmo, com um equipamento que ele mesmo alugou, pra ter a certeza de que iria se sair bem em sua primeira participação como seu personagem extraterrestre.
Esse é o terceiro e último documentário do diretor sobre Bowie, os outros foram Five Years (2013), sobre a transformação de Bowie de Ziggy Stardust até o Thin White Duke, passando pelos discos Heroes, Scary Monsters e Let's Dance, e o outro The Last Five Years (2017), que conta o final da vida de Bowie. Nenhum dos três documentários foi autorizado pela família de Bowie.
Quem já viu o documentário em versões preliminares conta que David Bowie: Finding Fame é um filme sobre tentativa e fracasso. O filme começa em 1966, quando ele mudou seu sobrenome pra Bowie, e mostra todas as dificuldades que ele teve que enfrentar para conseguir enfim alcançar o sucesso com Ziggy Stardust. Pois é, até se tornar uma lenda, Bowie teve que comer o pão que o diabo amassou.
Felizmente a história de Bowie teve um final feliz. Pra mim é impossível imaginar a minha vida sem as músicas dele que me acompanharam desde que me entendo por gente como Heroes, Life on Mars e Modern Love.
Um dos destaques de Finding Fame é a desconstrução dos seus clássicos Space Oddity e The Man Who Sold The World, e também de uma música que ele certamente se arrependeu de ter gravado, The Laughing Gnome.
Saiba mais sobre o documentário no site da BBC.