Meio Bit » Entretenimento » Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro — a resenha final

Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro — a resenha final

O novo animê dos Cavaleiros do Zodíaco chegou ao fim. Confira a nossa resenha dos episódios 12 e 13 de Saint Seiya Soul of Gold.

8 anos e meio atrás

Entre a resenha do episódio anterior de Saint Seiya Soul of Gold e as presentes tivemos o anúncio de Digimon Adventure tri. Esse novo animê da Toei Animation vai continuar a saga dos personagens do primeiro animê Digimon Adventure, da franquia Digimon: Digital Monsters.

Concebido originalmente como um animê com 26 (ou mais) episódios de 25 minutos, Digimon Adventure tri agora será constituído por 6 filmes. O primeiro deles, algo como Digimon Adventure tri, episode 1 — Reunion, estreará nos cinemas japoneses dia 21 de novembro e comemorará os 15 anos do Digimon Adventure original.

Laguna_Soul_of_Gold_131_God_Cloths


東映アニメーション公式YouTubeチャンネル • 第2弾ティザーPV デジモンアドベンチャー tri. 第1章「再会」 デジモンアドベンチャー 15th Anniversary Project

O tio Laguna ficou arrepiado ao ouvir a versão repaginada da música Butter-Fly. Espero que tenham feito na Brave Heart trabalho tão bom quanto. Se bem que não entendo de música, então talvez seja só o saudosismo a me pregar uma peça.

Não gosto de resenhar episódios finais por causa do nível altamente elevado de spoilers e por causa de alguns leitores com espírito de porco que acham que são obrigados a lerem os textos. Como há duas semanas não pude fazer a resenha do episódio 12 de Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro por uma grande série de compromissos offline, preferi acumular tal resenha para agora, logo após a exibição do episódio 13. O Google não vai gostar, mas é o jeito fazer as duas resenhas em uma e perder pageviews enfraquecendo o SEO, em vez de fazer dois textos.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Aviso: muitos spoilers a seguir.

Laguna_Soul_of_Gold_121_Aiolia_Odins_Gold_Cloth

No episódio anterior, o décimo-primeiro, descobrimos que enquanto o corpo de Andreas recebeu a alma do deus falso Loki, a frágil Lyfia anteriormente dada como morta é a representante de Odin. E, como tal, ela entrega a Aiolia o sagrado Robe de Odin para que, com a ajuda do Draupnir e da espada Balmung, o cavaleiro de ouro de Leão impeça Loki de despertar o fruto proibido da árvore Yggdrasil: a Lança Gungnir, uma arma extrema e capaz de derrotar Odin.

Episódio 12 — Nascimento! A Divina Lança de Gungnir

Laguna_Soul_of_Gold_122_Andreas

Aiolia, agora cavaleiro de ouro de Odin, começa uma intensa batalha contra Loki. Por meio do Wi-Fi, Lyfia envia o cosmo de Odin para ajudar o cavaleiro de ouro.

Infelizmente, Loki tem uma carta na manga: ele controlou Andreas e Lyfia para trazerem de volta à vida guerreiros anteriormente mortos, os Einherjar. Isso mesmo, parece que os cavaleiros de ouro são zumbis que podem ser desligados a qualquer momento.

Laguna_Soul_of_Gold_123_Lyfia_prays_for_Odin

Como a Bandai Namco quer vender os bonecos Saint Cloth Myth EX, não pega bem eles serem zumbis e aí vem o (literalmente) Deus Ex Machina: sabendo dos planos de Loki, Odin aproveitou a Lyfia como antena 4G para dar vida aos Cavaleiros de Ouro de Atena e deixar a conta para o Loki pagar. O falso deus achou que fez as ligações e desligou todos os Einherjar mas não havia nenhum cavaleiro de ouro entre eles.

O fruto proibido amadurece e enfim está disponível no mercado: a Lança Gungnir agora é uma ameaça real. Sem perder tempo, Aiolia desfere um golpe final no Loki e o corpo de Andreas é empalado. Vitória?

Laguna_Soul_of_Gold_124_Andreas_Loki_on_Gungnir_Yggdrasil

Quem diria, cobras são imunes ao próprio veneno: mesmo atravessado pela Lança Gungnir Loki está Vivinho da Silva. Pior: agora com a lança, ele destrói o sagrado Robe de Odin com um golpe. Aliás, aparentemente tal lança asgardiana esconde uma bomba atômica.

Meia Asgard explode e lá vai o Loki para cima da Lyfia. É o fim.

Laguna_Soul_of_Gold_125_Sagittarius_Gold_Cloth_revives

Ou não. Se a Lança Gungnir foi liberada pela Yggdrasil sugando o cosmo das armaduras de ouro, estas vão querer seus poderes de volta. Antes enferrujadas, voltam à vida (thanks Odin) e agora vestem novamente seus respectivos cavaleiros. Não, os corpos deles não foram absorvidos pela árvore Yggdrasil.

Agradeça ao Afrodite de Peixes. Não chega a ser um Albafica, mas a manobra acidental foi memorável.

— Episódio 13 —
Que Nossas Preces Sejam Ouvidas!
A Eterna Lenda dos Cavaleiros de Ouro

Laguna_Soul_of_Gold_132_Gold_Saints_Asgard_Reunion

O derradeiro episódio do animê já dá o que a gente quer: todos os cavaleiros de ouro atacando o Loki, dupla a dupla. Se nem com a Exclamação de Atena eles conseguiram deter o Loki, é óbvio que apenas dois cavaleiros por vez não conseguiriam.

Laguna_Soul_of_Gold_133_Aioros_Loki_and_Saga

Aioros e Saga, lutando do mesmo lado, o lado de Atena… e por Asgard!

Loki tenta desferir um golpe fatal em todos de uma vez, mas Mu de Áries, Shaka de Virgem, Dohko de Libra e Camus de Aquário conseguem reagir a tempo de impedir que os outros oito cavaleiros de ouro (mais desatentos) recebam o golpe do falso deus de Asgard. Mesmo 12 cavaleiros de ouro não conseguem enfrentar um deus, parece que falta sincronismo. E olha que o animê diz que todos eles se movimentariam próximos à velocidade da luz. Sei.

Se o trabalho em equipe não resolve, o jeito então é apelar para Atena. Mesmo.

Laguna_Soul_of_Gold_134_Athena

Em Cavaleiros do Zodíaco ocorre muito o Deus Ex Athena: quando tudo está perdido, Atena salva a situação. No caso, aconteceu quando ela está praticamente morta lá no Inferno, presa por Hades. Ou era nos Campos Elísios, o tio Laguna nem lembra mais.

Por meio de um forte sinal de Wi-Fi, a deusa nipo-grega envia pétalas manchadas com seu sangue para os Cavaleiros de Ouro. É uma última oportunidade de enfrentar Loki: as armaduras reagem com o sangue dela e atingem o nível divino.

Laguna_Soul_of_Gold_135_Aiolia_God_Cloth_in_Space

Começa então uma batalha no… espaço. Ao menos ninguém vai ficar Perdido em Marte desta vez.

Agora entendo porque as armaduras divinas todas têm asas ou algo próximo. Sim, o tio Laguna lembra que os cavaleiros de bronze tiveram que voar do Muro das Lamentações até os Campos Elísios na Saga de Hades, mas agora faz ainda mais sentido termos armaduras com asas.

Laguna_Soul_of_Gold_136_Aiolia_vs_Loki_in_Space

Como protagonista, lá vai o Aiolia desferir o golpe final no Loki com a soqueira Draupnir e turbinado pelos cosmos dos outros cavaleiros de ouro, além da genki-dama dos moradores de Asgard. Loki vira purpurina, Yggdrasil cai e é hora de dizer tchau aos cavaleiros de ouro. Estes não têm cosmo nem para se manter vivos.

Laguna_Soul_of_Gold_138_Aiolia_farewell

Problema: como os cavaleiros de ouro vão enviar as respectivas armaduras de ouro e, assim, ajudar os cavaleiros de bronze lá nos Campos Elísios?

Não dá pra usar o SEDEX dos Correios, estão de greve. E provavelmente só chegariam lá no Saint Seiya Omega, 20 anos depois, provocando um paradoxo temporal e um grave furo no roteiro. É aí que entra Julian Solo.

Laguna_Soul_of_Gold_137_Julian_Solo_Poseidon

Deus Ex Poseidon

A reencarnação de Poseidon salva o dia. É interessante notar a preocupação em preencher essa lacuna na Saga de Hades.

Sim, lacuna: tanto no mangá quanto no animê Poseidon foi de vilão a mocinho rápido demais e aqui em Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro achei que essa parte foi muito bem complementada. As armaduras de ouro estavam em Asgard, Asgard fica próxima ao templo de Poseidon e este só precisou dar um empurrãozinho.

Laguna_Soul_of_Gold_139_Gold_Saints_Farewell

Este é o último adeus aos Cavaleiros de Ouro. Descansem em paz. Espero que na dublagem brasileira todas as vozes retornem e mantenham vivas as minhas boas lembranças do animê clássico.

Fim dos spoilers.

Para quem acompanha o animê pelo Daisuki, apareceu um novo comercial do Saint Cloth Myth EX e foi bem curtinho. Aparentemente mostrarão um novo modelo com o Seiya em novembro. Infelizmente o dólar está nas alturas, então cada boneco vai chegar a preço de ouro, quase literalmente.

Aliás, o tio Laguna especula que o Daisuki teve êxito ao legendar em português os episódios de Saint Seiya Soul of Gold para testar a recepção no país: não duvido que, num futuro próximo, o Daisuki não só entre com a modalidade paga, assim como o Crunchyroll, como também legende em português brasileiro outros animês. Talvez a Anime Consortium Japan até mande dublar alguns!

Conclusão

O traço do animê só melhorou a partir do sexto episódio. A Toei Animation e várias outras produtoras, para economizar tempo, lançam uma versão mais simples para TV e streaming enquanto a versão melhor desenhada vai para o mercado de home video. No Japão, Blu-ray e DVD fazem mais sucesso que compra digital.

O animê Saint Seiya Soul of Gold dificilmente terá uma nova temporada, pois temos um enredo fechado. Foi bom enquanto durou. Treze episódios quinzenais. O tio Laguna gostaria de agradecer a todos os leitores que incentivaram esta série de resenhas episódio a episódio.

Onde assistir

  • Crunchyroll (episódio 12, exige assinatura);
  • Daisuki (episódio 13 disponível gratuitamente até dia 9 de outubro);
  • Site oficial (gratuito).

·
Leia também:

relacionados


Comentários