Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Confirmado em definitivo: o ônibus elevado chinês é uma baita fraude

Confirmado em definitivo: o ônibus elevado chinês é uma baita fraude

O TEB, o abominável ônibus elevado chinês é de fato uma tremenda farsa: polícia abre inquérito e prende 30 pessoas envolvidas na arrecadação ilegal de US$ 1,3 bilhão em investimentos.

7 anos atrás

Ano passado a internet ficou toda empolgada com o TEB, um ônibus elevado chinês que prometia resolver todos os problemas de trânsito do país ao ser uma proposta de não só levar uma grande quantidade de passageiros, como também permitir que carros passagem por baixo dele.

Na época eu já apontei uma série de problemas, que ele não passava de um projeto de designer de fim de semana ou pior, um scam barato para arrancar dinheiro de investidores otários. Pois bem, não demorou muito e os problemas começaram a aparecer, apontando para a mais do que óbvia constatação de que o TEB era uma tremenda fraude.

Agora veio a confirmação, com o governo chinês prendendo os responsáveis e correndo atrás do dinheiro ilegalmente injetado nessa presepada.

Quando o site Car News China começou a investigar as circunstâncias ao redor do TEB-1, um protótipo reduzido com capacidade para transportar 300 passageiros (a versão final comportaria 1.400 pessoas) logo de cara constatou uma série de problemas: primeiro, o percurso de testes só tinha 300 metros, e se limitava a canaletas escavadas do asfalto feitas de forma totalmente precária; segundo, o protótipo teria sido construído em apenas dois meses, não passando de uma gambiarra gigante em que usaram até um ar condicionado doméstico como componente; terceiro, a dita fábrica da TEB Tech não passava de um terreno baldio.

Basicamente o TEB seria um VLP (veículo leve sobre pneus) que correria em um corredor exclusivo, com uma movimentação semelhante a de uma grua portuária mas a grande verdade, a que já ficava escancarada é que além de ser uma péssima ideia ele não era mais do que uma falcatrua gigantesca, um protótipo feito às pressas para chamar a atenção e atrair investidores ingênuos. As autoridades da cidade de Qinhuangdao, onde foram realizados os testes sequer foram alertadas, foi tudo tocado na base do "vai que cola".

DE lá para cá a TEB Tech alegou uma série de "problemas financeiros" que estariam atrasando o lançamento do ônibus elevado, só que as autoridades chinesas já estavampara lá de desconfiadas de toda essa história. Os especialistas em trânsito apontaram uma série de problemas de segurança, desde o TEB exceder a altura limite de veículos a um vão ridículo de pouco mais de dois metros, o que permitiria apenas alguns carros de passeio a passarem por baixo dele. Sem falar que o veículo bloquearia sinais de trânsito para quem viesse atrás.

Mesmo com todos esses problemas, a empresa responsável conseguiu captar cerca de US$ 1,3 bilhão e aí as coisas degringolaram: a polícia chinesa abriu um inquérito oficial quanto a arrecadação de fundos considerada ilegal, realizada pela plataforma de investimentos Huaying Kailai em nome da TEB Tech, visto que 72 investidores entraram com processos contra a companhia por se sentirem lesados.

Pior, não apenas a empresa de design Autek não recebeu um tostão pelo seu trabalho, quanto os responsáveis não recuperaram as ruas ao estado normal como determinado; na semana passada o governo da cidade se cansou e ordenou a remoção das canaletas até o fim do mês.

Até o momento a polícia já prendeu 30 pessoas envolvidas com a Huaying Kailain, apontadas como negociadores junto aos potenciais investidores do TEB, e agora trabalham para recuperar todo o dinheiro ilegalmente arrecadado. A plataforma de investimentos não se manifestou, bem como a TEB Tech permanece em silêncio. Eu diria que isso é óbvio, tendo mais de um bilhão de dólares no bolso tirado de otários.

No fim das contas aconteceu o óbvio: o TEB era uma ideia idiota feita para tirar dinheiro de ingênuos, nunca se propôs a sair do papel e agora a justiça chinesa tentaráir atrás dos espertões que obviamente já devem estar bem longe, contando a grana de quem acreditou nessa pataquada.

Eu avisei.

Fonte: Quartz.

relacionados


Comentários