Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Ao que tudo indica o ônibus elevado da China é uma bela fraude

Ao que tudo indica o ônibus elevado da China é uma bela fraude

Não foi por falta de aviso: novas informações acerca do TEB-1 indicam que o bizarro ônibus elevado da China não passa de uma tremenda farsa!

7 anos e meio atrás

teb-001

Existem ideias boas e ideias ruins. Há uma enorme diferença entre aquilo que designers de verdade e engenheiros projetam e põem em prática e projetos do primeiro semestre de estudantes de design deslumbrados, que pensam estar resolvendo todos os problemas do mundo.

O TEB-1, o bizarro ônibus elevado chinês é o exemplo mais recente. Qualquer um com um mínimo de bom-senso olha para essa coisa e visualiza um monte de problemas práticos, mas os defensores se agarraram ao "salvador do transporte público" com tanto afinco que saíram batendo em todo mundo.

Pois eu trago uma novidade: o projeto apresenta todos os indícios de ser uma farsa.

De acordo com o site Car News China, o TEB é um projeto apresentado pela primeira vez em 2010 pela Shenzen Hashi Future Parking Equipment Company como uma solução ao trânsito nos grandes centros, oferecendo um transporte público de alta capacidade que permitiria carros passando por baixo dele, desafogando o número de carros nas ruas e não atravancando o fluxo. A proposta é que ele comporte de 1.200 a 1.400 passageiros. Parece bom demais para ser verdade, mas vamos em frente.

Segundo o site, a companhia apresentou o TEB-1, um protótipo reduzido com capacidade para 300 passageiros e que começou a ser testado na cidade de Qinhuangdao, no nordeste da China. O percurso é de míseros 300 metros, mas esse não é o problema principal. Os veículos de mídia locais começaram a levantar diversas questões acerca da veracidade do projeto, se não se tratava de um scam muito bem planejado para atrair investidores incautos. E uma apuração detalhada demonstra que há grandes chances de ser exatamente o que ocorre.

Para começo de conversa o TEB-1 não é um ônibus, mas tampouco é um trem. Ele possui trilhos, se é que dá para chamar essas canaletas precárias de tal coisa…

teb-007

teb-002

…só que ele utiliza pneus de borracha. Ele se assemelha a um VLP (veículo leve sobre pneus), porém muito maior. Em alguns aspectos é como um BRT com corredor exclusivo e um vão para passar os carros. O design lembra muito uma grua portuária móvel e ele funcionaria da mesma forma.

teb-006

Entretanto, a precariedade das instalações do TEB-1 apontam para algo feito muito nas coxas a fim de mostrar resultados. O Car News China afirma que as obras para a viabilização dos testes foram executadas em apenas dois meses.

teb-005

teb-004

Há outros problemas. De acordo com a empresa idealizadora do TEB, o ônibus elevado terá uma altura TOTAL de 4,8 metros, o que não só inviabiliza caminhões e veículos um pouco fora dos padrões (uma picape média, por exemplo), como mesmo alguns modelos de carros de passeio já teriam problemas ao serem engolidos pelo aspirante a carro-mamute; afinal o vão inferior não teria mais do que uns dois metros.

Só que a cereja do bolo é esta:

teb-003

Não viu? ENHANCE!

teb-008

Sim, é um ar-condicionado doméstico.

Adicionando insulto à injúria, as autoridades locais sequer sabiam dos testes. A Qinhuangdao logo afirmou que se tratavam de "testes internos", que o TEB-1 ainda não está pronto e que várias partes ainda precisam ser montadas.

E há indícios de que os testes já se encerraram, talvez por motivos de força maior:

teb-009

E como se não bastasse, esta é a fábrica da Qinhuangdao:

teb-010

Ou seja, o TEB-1 não passa de um scam barato. Ele sequer funciona como um protótipo, não foi sancionado pelas autoridades, mesmo os chineses estão com o pé atrás e nada do que a companhia responsável pelo ônibus elevado é confiável. É um stunt criado para atrair investidores otá-digo, empolgados que injetarão dinheiro cegamente nessa maracutaia, que foi apoiada por uma legião de defensores de novas ideias que não conhecem algumas regras básicas de como o mundo funciona. E que no fim não sairá do papel e o dinheiro vai magicamente desaparecer.

Eu avisei.

Fontes: Popular Mechanics, Car News China e Jalopnik.

relacionados


Comentários