Meio Bit » Arquivo » Engenharia » China começa a testar o TEB, o Abominável Ônibus Elevado

China começa a testar o TEB, o Abominável Ônibus Elevado

China apresenta primeiro protótipo funcional do TEB, seu bizarro ônibus elevado que chega para “salvar” o povo do monstro do trânsito.

7 anos e meio atrás

china-elevated-bus-004

Existem designers e dizáiners. O primeiro grupo é formado pro profissionais de verdade, que sabem como o mundo funciona e apresentam soluções para problemas reais simples e eficientes. Um bom exemplo de design feito direito é o do elevador incorporado a escadas (ok, sendo justo é um projeto de engenharia, não design), que não descaracterizam a fachada com rampas e permitem toda a acessibilidade a cadeirantes.

Já o segundo grupo é formado pro pretensos designers que passam zero segundos no mundo real, estimulados por uma galera que acredita que boas ideias por sis só justificam qualquer coisa. Temos assim exemplos como a bicicleta edificante porém estúpida, fones intra-auriculares sem fio, sapatos detectores de minas terrestres (isso todos são… pelo menos uma vez) e por aí vai.

O grande problema é quando projetos saídos do primeiro semestre da faculdade de design encontram financiadores com bala na agulha e nenhum senso crítico, e nisso políticos em geral são campeões até pelo fator extra: fome de votos. Assim, testemunhamos incrédulos o conceito do tal “ônibus do futuro” ganhando a internet meses atrás.

Tornsay — Future Technology of Transportation / China Straddling Bus HD

Com apoio do governo chinês, o ônibus elevado seria a resposta para os problemas de trânsito do país. Cada composição teria capacidade para transportar até 1.200 pessoas e ao mesmo tempo permitir que carros passem por baixo dele (because #%&* you caminhões). O TEB (Transit Elevated Bus) em tese será equipado com sinalização interna para evitar acidentes com os carros passando por baixo dele, enquanto o mesmo opera em trilhos. Não quero nem ver essa coisa fazendo curva…

Enfim, eu olhava para o TEB e só me lembrava do carro-mamute. Se fosse feito de ouro pelo menos…


Chris Jones — Speed Racer vs. The Mammoth Car

Enfim. Mostrando que a China não brinca em serviço nem mesmo com maluquices, o primeiro modelo funcional do ônibus elevado, chamado TEB-1 foi apresentado ao público durante a 19ª Feira Internacional de Tecnologia de Pequim. Vendido como um herói nacional (afinal, ele irá salvar o povo chinês do monstro capitalista do trânsito causado por veículos particulares), o primeiro vagão tem capacidade para 300 passageiros que ficam a 4,8 metros do chão. A composição possui 22 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, e assusta qualquer um.

china-elevated-bus-002

china-elevated-bus-005

china-elevated-bus-003

china-elevated-bus-001

Créditos: New China TV

As acomodações internas são bem interessantes, devo admitir. Pena que não fará muita diferença na hora do rush.

E sim, tem vídeo:


New China TV — Compartment of futuristic straddling bus comes into reality

Considerações

Embora pareça uma boa ideia vamos aceitar a realidade: fora os problemas que o TEB-1 pode apresentar com uma simples curva, trechos de tráfego com trilhos no meio da cidade, sem nenhum tipo de sinalização são fontes constantes de acidentes. Imagine o motorista num cruzamento ser arrastado por 100 metros porque esqueceu de olhar para os lados. Motoristas claustrofóbicos então devem ficar longe desse ônibus.

Posso estar errado, mas tudo leva a crer que o TEB não vai resistir a alguns meses de realidade e será eventualmente descartado, mesmo com o governo chinês apostando forte nele. Já os donos da ideia precisam estudar um pouco mais o mundo real. Caso esteja curioso ao extremo e vá fazer um passeio pela China em breve, o TEB-1 será testado na cidade costeira de Qinhuangdao, na província de Hebei, a 291 km da capital Pequim.

Fonte: China Xinhua News.

relacionados


Comentários