Carlos Cardoso 9 anos atrás
Minas terrestres são armas cruelmente eficientes. Você não precisa NEM que elas existam, basta espalhar avisos de campo minado e já complica a vida do inimigo. Infelizmente elas existem e continuam existindo e funcionando décadas depois dos conflitos que as instalaram. Países como Angola e Afeganistão sofrem com mutilações causadas por essas armas.
Por isso há esforços mundiais para erradicar o uso de minas E projetos de tecnologias para detectar e eliminar as existentes, como a idéia genialmente simples deste McGyver afegão.
Do outro lado temos… designers.
Desta vez um colombiano. Seguindo a prática de resolver os problemas do mundo via Photoshop e 3D Studio, o sujeito idealizou um detector de minas instalado em… um sapato. E como bom designer, ignorou TODA a tecnologia envolvida, a função dele é criar desenhos bonitos de vidros de remédios e dizer “ei, encontrei a cura do câncer”.
Segundo a ONU uma mina terrestre custa alguns dólares para ser produzida e MIL dólares para ser detectada e desarmada. Envolve especialistas, equipamentos, logística. Claro, a ONU é burra e esperto é o designer que colocou tudo no sapato.
Problemas:
1 - Se há a MENOR suspeita de que um terreno é minado, você (se você não se chamar Josef Stalin, claro) NÃO MANDA SOLDADOS PARA AQUELE TERRENO. Imagine a cena, o sujeito andando, dá um passo e quando vai encostar o pé no chão, o detector apita. Grande ajuda.
2 - A quantidade de alarmes falsos tornaria inviável andar por qualquer lugar que não fosse mata virgem. Latas, moedas, parafusos, celulares Android enterrados e n outros objetos afetariam o detector.
3 - O principal problema é que minas terrestres modernas quase não contém metal, e os existentes são não-ferrosos, não acionam os detectores magnéticos. E por modernas quero dizer minas feitas depois de 1950. Algumas contém menos de 1 g de metal. Outras nem isso. Você confiaria sua vida num sapato que identifica somente um subconjunto das ameaças existentes?
Como disse um dos comentaristas do GizMag: colocar um detector de minas em um sapato equivale a detectar gás riscando um fósforo.