Meio Bit » Arquivo » Hardware » McGyver Afegão resolvendo o problema das minas

McGyver Afegão resolvendo o problema das minas

11 anos atrás

A Humanidade não consegue ser mais criativa do que quando inventa formas de destruir seus semelhantes, mas mesmo levando em conta o Gás Mostarda e a Bomba Gay, nada é tão cruel quanto a mina terrestre.

É uma arma barata, e assim como o submarino não precisa nem existir, a simples ameaça é suficiente para atrasar o inimigo. Infelizmente não ficam só na ameaça, e os exércitos que tão alegremente espalham milhões delas quando começam suas guerras, não as recolhem quando acabam.

Remoção de minas é um trabalho especializado e caro. Alguns estimam que o custo é de mais de US$1000 por mina. Stalin tinha métodos bem mais rápidos e baratos, mas hoje em dia logo apareceria algum chato reclamando da técnica de mandar prisioneiros de guerra caminhar por campos minados.

Agora um cidadão de nome Massoud Hassani, nascido e criado em Cabul teve uma idéia genial: Baseado em brinquedos de papel que criava quando era criança, criou um equipamento autônomo, movido pelo vento, capaz de detonar minas terrestres.

O Mine Kafon é feito com bambu, plástico e materiais locais, custa US$40,00 e resiste a 3 ou 4 minas. Agora estão em fase de captação de parceiros, para produzir em massa o negócio. Com 10 milhões de minas oficialmente no Afeganistão, muitas datando do tempo dos russos, cada uma que for detonada propositalmente conta, pois diminui a chance de ser pisada por uma garotinha indo pra escola, atividade por si só extremamente perigosa naquele país.

relacionados


Comentários