Relembrando: Captain Commando

doriprata_30.04.08 Durante a década de 90 um gênero era o preferido da boa parte dos jogadores que se divertiam nos fliperamas, o Beat ‘em up. Muitos jogos deste estilo fizeram sucesso e um deles atendia pelo nome Captain Commando, o homenageado de hoje na seção Relembrando.

Captain Commando foi lançado pela Capcom originalmente para arcades e tinha presença quase garantida em qualquer loja especializada e na maioria dos botecos. Haviam algumas máquinas onde era possível jogar com até outros três jogadores, mas essas eram raras no Brasil.

O jogo conta a história de um grupo de heróis que lutam para proteger a Terra de bandidos no ano de 2026. Os marginais estão sendo apoiados por uma força malígna conhecida como Scumocide e para resolver o problema, Captain Commando, Mack the Knife (Jennety), Ginzu the Ninja (Sho) e Baby Head (Hoover) deverão descer a porrada (posso dizer porrada aqui?) em tudo o que aparecer pela frente. Curiosamente, tudo isso acontece em Metro City, a mesma cidade do jogo Final Fight.

No geral, o game não tinha muitas novidades em relação aos jogos do gênero sendo uma delas a possibilidade de controlarmos alguns robôs parecidos com mechs. Mesmo assim se tratava de um título divertidíssimo, principalmente pela jogabilidade sólida e pelo design dos personagens e inimigos, que diga-se de passagem eram quase todos bizarros.

Posteriormente a Capcom fez uma versão para o Snes. Mesmo não tendo a qualidade visual e sonora do arcade, o jogo divertiu muitos donos do console. Houve também um lançamento para Playstation One, esse sim bem mais parecido com a versão original.

Captain Commando ainda apareceu no jogo Marvel vs. Capcom como um personagem selecionável.

doriprata2_30.04.08 doriprata3_30.04.08 doriprata4_30.04.08

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Junto com Tartarugas ninjas, Simpsons, Sunset Riders, Cadillac and Dinossaurs. Captain Commando marcou o estilo no arcade, eu era viciado nesse estilo de jogo!

    • Augustus D. Morgan

      Acho q todos eram viciados nesse estilo de jogo, bater, e bater, e bater, até chegar no boss, bem repetitivo, mas muito divertido.

      • garoa

        Eu também gostava de Vendetta e X-Men da Konami. King of Dragons e outros da Capcom baseados em Dungeons&Dragons também eram show! XD

        Mas eram da época em que as pessoas gostavam de bater em bandidos, não *ser* bandidos.

  • Marcelo Colonia

    Muito bem relembrado. Captain Commando e Cadillacs & Dinosaurs eram meus jogos favoritos no estilo, curti demais essa época. O saudosismo é tanto que minha dupla oficial em Marvel vs Capcom é Captain Commando e Megaman.

    _______________

    For the Forsaken!
    Marcblack
    Undead Rogue – server Gurubashi

  • fmpfmp_games

    Não sabia que era na mesma cidade de Final Fight. 🙂

    • cafuin

      Eu também não sabia. Valeu pela info, Dori.

      Agora, me diz, é perseguição ? Listando só os jogos que adoro, Strider e agora capitão comando(CC). 🙂

      (Deligando modéstia).

      Jamais vi alguém jogar CC com o Ginzu tão bem quanto eu 😀 .

      (Religando modéstia)

      1-Fato, nunca vi.

      2-Justifica-se por que “investi” muitas fichas para melhorar.

      3-Justifica-se também porque todo mundo preferia jogar com o Mack, porque com ele é fácil de usar muitos macetes. Então n inguém aprendia a jogar direito com outro personagem.

      4-Nunca terminei com uma ficha só, o máximo que conseguia, raramente, era chegar no Scumocide. Jogando sozinho.

  • Eu gostava dos jogos assim, sidescroll beat n’up. Meu predileto era Ninja Gaiden.
    Ja a geração dos jogos de luta no estilo Street Fighter eu não gostei. A unica franquia que eu realmente gostava e ainda jogo no meu PSP é Samurai Showdown.

    • garoa

      Fala sério que você, justo você, não gostava da pancadaria? E Tekken?! Os do PS2 são muito fera!! Nunca tentou?…

  • Bigode_games

    Uh, faltou falar que o captain commando já era um personagem da capcom, ele aparecia num jogo de nave dos anos 80 e num outro de ação, se eu não me engano. O nome dele é capcom, CAPtain COMmando…

    Dori, koeh, só capcom?

    “This isn’t a videogame,” he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. “This is a movie. I don’t want a movie. I want a game.” The interminable introductory cinematics weren’t even half over at that point.

  • Eita, heresia, eu não lembro de ter jogado isso, mas adorava esse tipo de jogo. Tartarugas ninja então, jogava demais. Depois do SNES, o único que joguei e cheguei a gostar desse tipo de pancadaria era Fighting Force, apesar que esse era 3D
    ___________
    http://nodoadouniverso.wordpress.com

    • garoa

      Cara, Tartarugas e Simpsons da Konami no arcade realmente eram demais. A primeira vez que vi o arcade das tartarugas, afastado de videogames desde o fim do Atari 2600, falei pra mim mesmo: “KCT! Agora já é praticamente um desenho animado interativo!” Isso bem antes de Cell Shading! XD

  • nossa cara
    eu adoro jogo

    considero um dos jogos mas divertidos que eu ja joguei

    queria que tivesse um emulador de CPS1 CPS2 no meu xbox360

    • garoa

      Tem MAME (MultiArcade Machine Emulator) no seu PC, não serve?

  • andrezaosta

    Eu curto muito este jogo, na minha infância eu jogava muito e ate hoje deves em quando ainda jogo o ROM dela para Snes.
    Eu só jogava com Captain Commando para ficar queimando os inimigos e dava muitas risadas.

    Eu não sabia que tinha ele para PSone vou tentar achar.
    —-
    Como diria o Galvão Bueno: “Que venha o StarCraft 2”

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja