Relembrando: Captain Commando

doriprata_30.04.08 Durante a década de 90 um gênero era o preferido da boa parte dos jogadores que se divertiam nos fliperamas, o Beat ‘em up. Muitos jogos deste estilo fizeram sucesso e um deles atendia pelo nome Captain Commando, o homenageado de hoje na seção Relembrando.

Captain Commando foi lançado pela Capcom originalmente para arcades e tinha presença quase garantida em qualquer loja especializada e na maioria dos botecos. Haviam algumas máquinas onde era possível jogar com até outros três jogadores, mas essas eram raras no Brasil.

O jogo conta a história de um grupo de heróis que lutam para proteger a Terra de bandidos no ano de 2026. Os marginais estão sendo apoiados por uma força malígna conhecida como Scumocide e para resolver o problema, Captain Commando, Mack the Knife (Jennety), Ginzu the Ninja (Sho) e Baby Head (Hoover) deverão descer a porrada (posso dizer porrada aqui?) em tudo o que aparecer pela frente. Curiosamente, tudo isso acontece em Metro City, a mesma cidade do jogo Final Fight.

No geral, o game não tinha muitas novidades em relação aos jogos do gênero sendo uma delas a possibilidade de controlarmos alguns robôs parecidos com mechs. Mesmo assim se tratava de um título divertidíssimo, principalmente pela jogabilidade sólida e pelo design dos personagens e inimigos, que diga-se de passagem eram quase todos bizarros.

Posteriormente a Capcom fez uma versão para o Snes. Mesmo não tendo a qualidade visual e sonora do arcade, o jogo divertiu muitos donos do console. Houve também um lançamento para Playstation One, esse sim bem mais parecido com a versão original.

Captain Commando ainda apareceu no jogo Marvel vs. Capcom como um personagem selecionável.

doriprata2_30.04.08 doriprata3_30.04.08 doriprata4_30.04.08

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Junto com Tartarugas ninjas, Simpsons, Sunset Riders, Cadillac and Dinossaurs. Captain Commando marcou o estilo no arcade, eu era viciado nesse estilo de jogo!

    • Augustus D. Morgan

      Acho q todos eram viciados nesse estilo de jogo, bater, e bater, e bater, até chegar no boss, bem repetitivo, mas muito divertido.

      • garoa

        Eu também gostava de Vendetta e X-Men da Konami. King of Dragons e outros da Capcom baseados em Dungeons&Dragons também eram show! XD

        Mas eram da época em que as pessoas gostavam de bater em bandidos, não *ser* bandidos.

  • Marcelo Colonia

    Muito bem relembrado. Captain Commando e Cadillacs & Dinosaurs eram meus jogos favoritos no estilo, curti demais essa época. O saudosismo é tanto que minha dupla oficial em Marvel vs Capcom é Captain Commando e Megaman.

    _______________

    For the Forsaken!
    Marcblack
    Undead Rogue – server Gurubashi

  • fmpfmp_games

    Não sabia que era na mesma cidade de Final Fight. 🙂

    • cafuin

      Eu também não sabia. Valeu pela info, Dori.

      Agora, me diz, é perseguição ? Listando só os jogos que adoro, Strider e agora capitão comando(CC). 🙂

      (Deligando modéstia).

      Jamais vi alguém jogar CC com o Ginzu tão bem quanto eu 😀 .

      (Religando modéstia)

      1-Fato, nunca vi.

      2-Justifica-se por que “investi” muitas fichas para melhorar.

      3-Justifica-se também porque todo mundo preferia jogar com o Mack, porque com ele é fácil de usar muitos macetes. Então n inguém aprendia a jogar direito com outro personagem.

      4-Nunca terminei com uma ficha só, o máximo que conseguia, raramente, era chegar no Scumocide. Jogando sozinho.

  • Eu gostava dos jogos assim, sidescroll beat n’up. Meu predileto era Ninja Gaiden.
    Ja a geração dos jogos de luta no estilo Street Fighter eu não gostei. A unica franquia que eu realmente gostava e ainda jogo no meu PSP é Samurai Showdown.

    • garoa

      Fala sério que você, justo você, não gostava da pancadaria? E Tekken?! Os do PS2 são muito fera!! Nunca tentou?…

  • Bigode_games

    Uh, faltou falar que o captain commando já era um personagem da capcom, ele aparecia num jogo de nave dos anos 80 e num outro de ação, se eu não me engano. O nome dele é capcom, CAPtain COMmando…

    Dori, koeh, só capcom?

    “This isn’t a videogame,” he said in that accusatory tone only 3-year-olds can truly master. “This is a movie. I don’t want a movie. I want a game.” The interminable introductory cinematics weren’t even half over at that point.

  • Eita, heresia, eu não lembro de ter jogado isso, mas adorava esse tipo de jogo. Tartarugas ninja então, jogava demais. Depois do SNES, o único que joguei e cheguei a gostar desse tipo de pancadaria era Fighting Force, apesar que esse era 3D
    ___________
    http://nodoadouniverso.wordpress.com

    • garoa

      Cara, Tartarugas e Simpsons da Konami no arcade realmente eram demais. A primeira vez que vi o arcade das tartarugas, afastado de videogames desde o fim do Atari 2600, falei pra mim mesmo: “KCT! Agora já é praticamente um desenho animado interativo!” Isso bem antes de Cell Shading! XD

  • nossa cara
    eu adoro jogo

    considero um dos jogos mas divertidos que eu ja joguei

    queria que tivesse um emulador de CPS1 CPS2 no meu xbox360

    • garoa

      Tem MAME (MultiArcade Machine Emulator) no seu PC, não serve?

  • andrezaosta

    Eu curto muito este jogo, na minha infância eu jogava muito e ate hoje deves em quando ainda jogo o ROM dela para Snes.
    Eu só jogava com Captain Commando para ficar queimando os inimigos e dava muitas risadas.

    Eu não sabia que tinha ele para PSone vou tentar achar.
    —-
    Como diria o Galvão Bueno: “Que venha o StarCraft 2”

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples