Meio Bit » Arquivo » Games » Instalando os jogos do Steam em 2 HDs

Instalando os jogos do Steam em 2 HDs

12 anos atrás

dori_ste_26.12.11

Com as inúmeras promoções realizadas pelo Steam se tornou mais fácil comprarmos uma grande quantidade de jogos, mas isso pode nos trazer um problema sério, a falta de espaço no HD para instalá-los. Na última vez que formatei o PC deixei um disco com 400GB só para os títulos comprados no sistema de distribuição digital, com outro para instalar os jogos físicos e adquiridos em outras lojas (que possuo numa quantidade bem menor), mas isso não foi o suficiente, o espaço acabou e eu precisava encontrar uma solução para poder comprar mais games.

Remover alguns jogos que não deverei jogar tão cedo era uma opção, mas que gostaria de usar só em último caso e após procurar um pouco, encontrei uma solução que pode ajudar algumas pessoas que passam por situação semelhante.

Se você possui um HD/partição com espaço sobrando, saiba que existe uma maneira de ter o Steam instalado em um lugar e os jogos em outro e como o software não dá opção de escolhermos onde os games ficarão, o jeito é criar links simbólicos. Dessa forma, a pasta do game estará em um HD diferente de onde você instalou o Steam, mas ele interpretará como se o título estive instalado no local correto.

Por exemplo, digamos que eu tenha instalado o programa no drive E: e queira que o jogo Ghostbusters fique no F:, para liberar espaço na partição do Steam. Após baixar o game normalmente, procure a pasta com seu nome que deverá estar dentro de \Steam\SteamApps\common\ e copie ela para o local desejado, no meu caso a raiz do novo HD.

Quando o processo de cópia estiver terminado, delete a pasta original do jogo e abra o prompt de comando. Lá digite o comando, lembrando-se de informar o caminho da antiga pasta onde estava o jogo e o caminho do diretório para onde ele foi copiado.

mklink /J "E:\Steam\SteamApps\common\ghostbusters" "F:\ghostbusters"

Após apertar o Enter, será mostrada uma mensagem dizendo que a junção foi criada e você verá que uma pasta com o nome do jogo e um ícone de atalho apareceu no lugar da original. Dessa forma o jogo deverá estar funcionando normalmente.

Talvez a solução não seja a mais elegante e ela pode demorar e dar um pouco de trabalho para ser feita, já que teríamos que copiar jogo por jogo, mas enquanto a Valve não permitir que os games sejam instalados onde quisermos, os links simbólicos podem ser uma maneira de contornar o problema.

Aqui eu fiz o procedimento usando o Windows 7 64 bits e com HDs formatados como NTFS, mas acredito que o comando funcione com outras configurações, embora não possa garantir.

Update: Seguindo a dicas de alguns leitores, esse aplicativo faz algo semelhante, só que de forma otimizada.

[via Overclock.net e How-to Geek]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários