Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Ontem à noite aquela reestilização do orkut divulgada mês passado, também conhecida como "novo² orkut", começou a ser liberada. Me surpreendi ao logar e ver que, hey! estou dentro. Nada de convites, aparentemente a liberação é gradual, sem um critério específico para tanto.
Eis a nova cara do orkut:
Apesar das críticas e de claramente inferior ao Facebook em termos de recursos, usabilidade, visual, [insira aqui qualquer outro critério], o orkut ainda tem muita relevância no Brasil. Continua sendo, de longe, a rede social mais popular do país, recebendo investimentos da Google para se manter no topo por aqui.
O que essa atualização deixa no ar, porém, é que falta esmero, falta entender o que o público realmente quer. Sobre o esmero:
Sobre a falta de entendimento:
O "curti" do orkut, com emoticons, é liberado junto à nova versão:
As opções de 'curtir' no orkut.
Cuidar do orkut, a essa altura do campeonato, deve ser um desafio e tanto. A rede tem características bem peculiares, de modo que não dá para simplesmente copiar o que o Facebook faz (direito). Aliás, acho que apostar nas diferenças é um caminho mais saudável e seguro, porque num confronto direto, as chances da rede da Google são bem pequenas.
No tópico da comunidade oficial do orkut sobre a reformulação, as opiniões são bem divergentes e polarizadas: uns amaram, outros, odiaram com força. E respondendo ao pessoa, minha nota, sendo bonzinho, seria um... 3,0.