Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Ano passado a Google contrariou o dito popular e mexeu em time que estava ganhando: modificou a interface do orkut. Coincidência ou não, nos meses seguintes o êxodo de brasileiros e, principalmente, indianos, os dois principais países (para não dizer únicos...) que ainda resistiam na rede social da gigante de Mountain View, para o Facebook, aumentou. Como barrar essa migração em massa? A Google acha que uma nova versão resolverá o problema.
O agora antigo "novo orkut" tinha lá suas virtudes, foi uma repaginada interessante e bem-vinda ao cansado visual antigo, praticamente o mesmo desde o lançamento da rede, em 2004. O que matou a modificação e fez muita gente continuar na versão antiga foi a implementação ruim. Opções sumiram ou se esconderam, a navegação ficou menos fluída, tudo ficou mais confuso. Há quem atribua a liderança do orkut no Brasil à sua simplicidade. Jogar contra isso é atirar no próprio pé.
Anunciada no blog oficial, blog da Google Brasil e comunidade oficial, a nova reformulação do orkut deve entrar nas próximas semanas e, se são Google quiser, sem os enfadonhos convites. Pelas imagens divulgadas (veja-as abaixo), nota-se o seguinte:
Mais interessante que essas necessárias atualizações em perfis e no dashboard, é a promessa de que, enfim, um dos pontos mais fortes do orkut receberá a atenção que merece: comunidades. O post do blog diz que novidades nessa área aparecerão no próximo mês, e como ele foi publicado no dia 1º de março, presumimos que se trate de abril. Haverá, ainda, aumento nos limites de amigos, fotos e vídeos.
Serão essas mudanças suficientes para segurar os usuários que ainda não migraram do orkut para o Facebook?