Meio Bit » Arquivo » Mobile » Android 2.3 parece ser um natimorto

Android 2.3 parece ser um natimorto

Google pode lançar Android 2.4 já em abril, "matando" precocemente a versão 2.3.

13 anos atrás

Gingerbread

Não bastasse a confusão causada pela postura negligente (ou desonesta) de certos fabricantes quanto às atualizações do Android, o caso da versão 2.3 parece apresentar um novo tipo de problema, dessa vez vindo "de cima", diretamente da Google.

A informação de que a ViewSonic se prepara para lançar um smartphone Android trazendo a versão 2.4 do sistema ainda em abril sinaliza o fato de que o atual Gingerbread está morto antes de nascer, afinal ele, até agora, só foi entregue oficialmente ao Nexus S. Pior ainda é o motivo para a antecipação desse update. A fragmentação da plataforma em termos de hardware começou a causar problemas de compatibilidade de software. Aplicativos desenvolvidos para que usufruam de processadores dual core no Honeycomb não poderão, supostamente, rodar em dispositivos equipados com CPUs single core em versões anteriores à 2.4 do Android.

A situação causa problemas para todos. Imagine o impasse do desenvolvedor. Ele otimiza seu aplicativo para usar todo o potencial do Tegra 2 no Honeycomb, deixando-o incompatível com a esmagadora maioria dos outros dispositivos, ou faz com que ele seja compatível com todos, mas se prive de usufruir do salto de performance introduzido pela nova CPU. Ou lança duas versões? Mas duas versões de muitos aplicativos acabariam justificando a existência de dois Android Markets distintos, se levarmos esse problema pra uma situação mais extrema.

O pior é que, numa plataforma que já sofre com certos fabricantes pintando e bordando no que concerne à disponibilização de updates, o surgimento de um agravante vindo de cima, gerado pela falta de planejamento da própria Google, pode cair feito uma bomba. Quantos dos modelos de Android lançados até hoje chegarão até a versão 2.4, dependendo da boa-vontade dos fabricantes? É possível que os proprietários de vários dos modelos atuais, inclusive aqueles que figuram hoje como hi-end, já estejam a partir de abril com um sistema incapaz de acompanhar a evolução da plataforma.

O tal Android 2.4 chega tanto como um "remendo" que está previsto para se chamar… Gigerbread. Ou seja, vamos fazer de conta que o 2.3 nunca existiu?

relacionados


Comentários