Dori Prata 12 anos atrás
Acabou o mistério. Em evento realizado no Japão durante essa madrugada a Sony revelou ao mundo o sucessor do seu videogame portátil, que ainda não recebeu um nome oficial e por enquanto é conhecido como NGP (Next Generation Portable), mas pode chamar de PSP2.
Com previsão de lançamento para o final de 2011, o aparelho terá um design parecido com o do antigo PSP, o que considero ótimo e virá com uma tela OLED multi-touch de 5 polegadas, com a parte de trás do videogame também sendo sensível ao toque. Seu coração será um processador ARM Cortex-A9 com quatro núcleos e a GPU fabricada pela Power VR foi capaz de rodar o Metal Gear Solid 4 exibindo 20 quadros por segundos. A Sony também aproveitou para incluir nele quase todas as funções desejadas pelos jogados, como câmeras na parte da frente e de trás, dois analógicos e três sensores de movimentos (giroscópio, acelerômetro e bússola eletrônica). O NGP ainda terá suporte a troféus, abandonará o UMD para usar jogos em cartões com memória flash, terá conexão Wi-fi e 3G (com direito a GPS) e rodará jogos do PSP, PSOne e os Minis. Ufa!
O pessoal da fabricante sabe que de nada adianta um videogame tão poderoso e com tantas características impressionantes se ele não tiver bons jogos e por isso já adiantaram que franquias de peso aparecerão no aparelho, como o Uncharted, Killzone e Call of Duty. Abaixo você confere todos os títulos já confirmados para o NGP - Ah! Que NGP o que, é PSP 2 mesmo - e a Nintendo que me desculpe, mas se eu já não estava muito interessado no 3DS, depois dessa… Só tenho medo de saber o preço que custará.
E no meio disso ficou um pouco ofuscado o anúncio do PlayStation Suite, serviço que levará a família Playstation a dispositivos que usem o Android, como celulares e tablets que sejam certificados pela empresa. Com isso a Sony pretende tornar ainda mais popular a sua marca de videogames (e ganhar um dinheiro também, é claro) e a princípio apenas os jogos do PSOne estarão disponíveis para a venda, mas a intenção é que uma PS Store seja aberta por lá, permitindo que outros tipos de conteúdo sejam comprados por lá, como filmes ou música.
O interessante é que os estúdios que utilizarem esse kit de desenvolvimento poderão disponibilizar seus jogos em várias plataformas, como o próprio PSP2 e quem sabe o Playstation 3, aumentando assim as chances de faturamento.