Dori Prata 13 anos atrás
Nós já discutimos por diversas vezes aqui no Meio Bit Games a diferença entre os RPGs criados no ocidente e no oriente. Parece haver um consenso sobre as produtoras deste lado do mundo buscarem torná-los cada vez mais abertos, com diversas decisões a serem tomadas, enquanto as japonesas preferem não fugir muito de suas raízes e investem nos gráficos de ponta e em enredos mais elaborados.
Querendo levar o debate adiante e visando a divulgação do Fallout: New Vegas no Japão, a Bethesda começou uma campanha publicitária em que resolveram bater de frente justamente com os jogadores mais tradicionais do planeta e onde os JRPGs fazem mais sucesso (é claro). No anúncio é mostrado algumas pessoas visivelmente insatisfeitas segurando placas onde pode ser lido:
“Um jogo onde você apenas segue o cenário é como viver sobre trilhos.”
“Qual o ponto em se jogar um game novamente se não há mudança na história?”
“Quando os jogos se tornaram algo para ser assistido?”
“Acho que seria legal se o personagem principal tivesse uma missão onde não tivéssemos apenas que eliminar o mal.”
“O mundo está pronto, depois disso você é livre para fazer o que quiser!”
Achei a iniciativa bastante ousada e acredito que ela pode ajudar os japoneses a prestar atenção em um RPG com estilo diferente do que estão acostumados, porém, tenho certas dúvidas sobre como será a recepção dos jogadores por lá. Como disse antes, títulos como Final Fantasy e Dragon Quest são quase uma religião por lá, arrastando multidões para a frente das lojas quando são lançados e os gamers do arquipélago não parecem muito insatisfeitos com a linearidade em alguns jogos. Será que o tiro não pode sair pela culatra?
[via Andriasang]