Alexandre Franco 13 anos atrás
Pois então você comprou uma bela máquina nova, e nela veio o Windows 7. Ela recebe um 5,9 da máxima nota de 7,9, nada mau. Só que ela por si só não é um bom comparativo para saber se seu computador pode ser aclamado como o melhor da vizinhança. Não há como saber, usando-se apenas das informações na janela do Índice de Experiência do Usuário, como está sua nota em relação à PCs semelhantes, nem o que é preciso ter pra se alcançar a nota máxima.
Pensando não exatamente na limitação do serviço padrão do Windows, mas no uso fraco na hora de comparar configurações que hoje é feito com o tal WEI, um desenvolvedor do projeto Coding4Fun, Larry Larsen, decidiu criar o WEI Share. O conceito é simples: você instala o aplicativo cliente e ele fará a análise do seu sistema usando o mesmo esquema do Windows e, a partir daí, dará a opção de compartilhamento da nota pelo site oficial ou então pelo Facebook.
Seus dados, segundo o desenvolvedor, são mantidos em sigilo. O programa também aparenta não ser suscetível à brecha que o Windows abre ao normalmente salvar suas notas em meros arquivos .xml, já que ele exige que se faça um novo teste (conhecido como WinSAT) em sua primeira instalação e verifica se o mesmo está rodando a cada 5 segundos.
Não é necessário, no entanto, instalar o programa nem realizar o teste para conferir como estão de nota os mais diversos sistemas. No próprio site há uma tabela dinâmica com os melhores e os piores nos 6 aspectos que o WEI confere (desempenho em gráficos simples, gráficos de jogos, processador, memória RAM e disco rígido).
É possível também fazer uma pesquisa com o nome de hardware ou a quantidade de memória. A database é recente e consequentemente pequena, por isso sua configuração tem grandes chances de ser totalmente diferente das que já existem (não há ainda um Pentium 4 sequer, que heresia!).
Vale lembrar que o WEI Share funciona também no Windows Vista e que o código do aplicativo, open source e feito sob a plataforma Windows Azure, será disponibilizado em breve via CodePlex.
Fonte: istartedsomething.