Meio Bit » Arquivo » Games » iPhone 4 com giroscópio e mais resolução. Mas e os games?

iPhone 4 com giroscópio e mais resolução. Mas e os games?

Apple revela novidades do iPhone, que só devem influir nos jogos a médio prazo.

14 anos atrás

dori_08.06.10

Afirmando contar com mais de 100 novas características, Steve Jobs anunciou durante a WDCC 2010 o que todos já sabiam, o iPhone terá uma nova versão. Equipa com o mesmo processador do iPad, o A4 e uma tela de 3.5” com impressionantes 960 × 640 pixels, o que significa uma resolução quatro vezes maior que o atual modelo, mas quando pensamos no celular para jogos, a maior novidade seria em relação ao sensor de movimentos.

Agora, além do acelerômetro, o aparelho terá um giroscópio de três eixo, o que o tornará ainda mais preciso e permitirá movimentos de rolamento, rotação e velocidade angular. Outro ponto importante será a adoção da API CoreMotion, que facilitará a criação de jogos e permitirá que os desenvolvedores foquem mais game em si, tendo que se preocupar menos com a detecção de movimentos.

O grande problema em dobrar a quantidade de eixos que do celular são os milhares de jogos já existentes para a plataforma. Para entender mais facilmente, pense no Wii MotionPlus, embora o acessório melhore consideravelmente a precisão do controle do console, poucos são os jogos que fazem uso dele e ter que adaptar suas criações para o novo iPhone acarretará em custos para as produtoras, que nem sempre estão dispostas a gastar com jogos mais antigos. Portanto, é provável que essa melhoria só tenha real efeito nos jogos quando grande quantidade de dispositivos estiverem nas ruas.

Durante a a conferência ainda foi mostrada uma versão do Guitar Hero, já disponível e custando US$ 2,99 e outra do Farmville, que poderá ser sincronizada com a conta do jogador no Facebook e que deverá estar disponível até o final do mês.

Embora as mudanças do aparelho sejam bastante consideráveis, acho que o seu efeito nos jogos deverá demorar um pouco para ser notado. Além do giroscópio, é importante salientar que mesmo com um processador mais poderoso, o grande aumento na resolução poderá complicar um pouco a vida das produtoras, já que manter a mesma taxa de atualização de quadros nos jogos consumirá mais recursos.

O iPhone continuará vendendo muito e atraindo a atenção dos jogadores? Não tenho dúvidas, mas continuo com a sensação de que como plataforma para jogos, ele é (por enquanto) um ótimo celular.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários