Meio Bit » Arquivo » Games » Terror italiano inspirou série Metroid

Terror italiano inspirou série Metroid

14 anos atrás

É relativamente comum vermos cineastas e game designers darem declarações de que se inspiraram no trabalho de outros profissionais para criarem suas obras e durante a GDC, Yoshio Sakamoto revelou o que influenciou uma das mais queridas franquias dos jogos eletrônicos, a Metroid.

De acordo com Sakamoto, dois filmes de terror descobertos por ele em sua juventude - Suspiria e principalmente, Prelúdio para Matar - e criados por Dario Argento serviram como base para o Famicom Detective Club II e as aventuras de Samus Aran.

Prelúdio para Matar foi a grande inspiração para o meu processo criativo. Eu descobri sem dúvidas que queria criar coisas grandes, da mesma maneira que Argento fez.

Ele comentou ainda sobre a maneira como o italiano controlava o timing, o contraste e a forma como ele preparava o espectador para situações que aconteceriam em seguida, tudo com o intuito de assustar as pessoas. O designer também mencionou o uso de rock progressivo por Argento, algo pouco comum na época, já que os filmes de terror costumavam usar apenas música clássica.

Acho que depois de saber desses detalhes, dificilmente conseguirei ver o Metroid da mesma forma. Mesmo não sendo um jogo de terror propriamente dito, parece mesmo que os filmes tiveram alguma influência na franquia,  como a constante utilização das cores vermelho e amarelo* e o uso da música para criar o clima de suspense.

dori_sus_13.03.10

*Os filmes italianos de suspense costumam ser chamados de giallos, ou em português, amarelo e um dos seus principais representantes é justamente o Prelúdio para Matar.

[via Game|life]

relacionados


Comentários