Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter decide que Elon Musk só pode haver um!

Twitter decide que Elon Musk só pode haver um!

Se um Elon Musk incomoda muita gente, dezenas de elons musks incomodam muito mais, e o Twitter está sendo invadido por estelionatários disfarçados de Elon Musk promovendo esquemas de criptomoedas.

6 anos atrás

Muitos anos atrás, nos primórdios da Internet surgiu uma novidade: Cartões Postais Eletrônicos. Cartões postais eram umas fotografias em papel que a gente enviava para amigos ou parentes, escrevendo uma mensagem na parte de trás junto com o endereço, e seu carteiro lia tudo. A idéia de repetir isso via Internet era legal, e por um tempo funcionou, até que o pessoal do Mal descobriu.

Convenhamos, a situação era tentadora. Você mandava um email dizendo que a pessoa havia recebido um cartão postal e tinha que clicar para abrir. Nisso iam .exes, ActiveX, sites mega-maliciosos. Logo a situação ficou incontrolável, e as pessoas pararam de abrir emails de cartões postais.

Essa invasão de picaretas e estelionatários acontece em toda nova mídia ou aplicação, e se não é controlada pelos desenvolvedores, o ambiente se torna tão contaminado que no final os usuários legítimos vão embora.

O Twitter tem muito disso, e nem falo dos bots de fake news. Os trending topics por exemplo só são úteis nos primeiros minutos em que se tornam populares. Depois disso os bots de sites pornô aparecem e contaminam a hashtag.

Outro golpe muito comum é quando criam contas falsas fingindo que são empresas como a Apple, prometem sortear iPhones em troca de seguidores, aí quando acumulam um número considerável renomeiam as contas e vendem para idiotas que acham que ter muito seguidor no Twitter quer dizer alguma coisa.

Agora o golp du jur é criar conta em nome do Elon Musk, especificamente ele. Os picaretas copiam o avatar, a bio, o screenname e contam que ninguém vai ser dar ao trabalho de ler o username da conta.

Esses perfis se intrometem nas conversas de El Musko, com links para sites maliciosos oferecendo bitcoins e outros presentes. MUITA gente cai, eu costumo receber pelo menos um twit por dia de gente me dando a incrível dica de que o Elon Musk está dando alguma coisa de graça na Internet.

Pra tentar combater isso o Twitter resolveu bloquear todas as contas que mudarem o nome de tela para Elon Musk, exigindo confirmações de que são operadas por um humano, e não por bots.

Só que agora acharam uma brecha no sistema. Quando você é da Elite Dominante, do top 1%, do grupo que o Thanos não mexeu, os Verificados do Twitter você tem um monte de privilégios, inclusive não ser pego pelos algoritmos de restrição que o Twitter usa pras contas da genta-digo, dos usuários normais.

Qual a idéia dos picaretas? Cataram contas verificadas com senhas tão fáceis quanto a Apple ID da Jennifer Lawrence, hackearam e elonmuskaram as contas:

Os picaretas são tão caras de pau que não tem o menor pudor de abusar da inocência de gente burra e gananciosa que acha que o Elon Musk vai dar, do nada só em Bitcoins o equivalente a US$38 milhões. É como dizem, pra um golpe dar certo é preciso pelo menos dois achando que vão se dar bem.

No caso da conta acima, ela já voltou pro legítimo dono, mas sabe-se lá quanta gente clicou no link atrás de dinheiro fácil. Pior, o Twitter não informa se estendeu essa monitoração para outras contas populares, que podem estar sendo igualmente inundadas de clones malignos.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários