Ronaldo Gogoni 5 anos atrás
Havia um consenso de que a Sony fabricava os smartphones Android mais elegantes, visto que ela preferia seguir um design próprio com bordas largas e ângulos retos, corpo esguio e recursos potentes, mas numa época em que todo mundo aposta num visual mais compacto, a fabricante japonesa decidiu seguir a onda.
Porém, os Xperias XZ2 e XZ2 Compact não são apenas mais dois Androids borderless como os concorrentes: a Sony tratou de inserir algumas características para diferencia-los, inclusive uma da linha PlayStation.
O visual da linha XZ foi totalmente alterado em relação à geração anterior. O corpo do XZ2 agora é mais curvilíneo com cantos arredondados, a traseira é curva com acabamento brilhante (a carcaça do XZ2 Compact é fosca, no entanto) e as bordas estão bem menores, permitindo que o display ocupe bem mais espaço e deixe o smartphone mais compacto. A princípio os aparelhos da Sony perderam aquilo que os fazia se destacarem dos demais, mas a divisão conta com os recursos adicionais para destaca-lo dos demais.
Um deles, introduzido nos modelos anteriores é a câmera Motion Eye (apenas uma, mas a Sony Mobile diz que pretende introduzir um aparelho com duas câmeras; é provável que se trate do XZ2 Premium, que como seu antecessor deverá trazer uma tela 4K) que começa a registrar antes mesmo que o usuário aperte o disparador, ou assim que os sensores detectam um sorriso ou movimentos. Dessa forma, se o fotógrafo for muito lento o Xperia XZ se encarrega de gravar para a posteridade eventos em que não houve tempo para capturar. Outra funcionalidade é sua capacidade de filmar em super câmera lenta, ou em 960 frames por segundo: ele foi melhorado e agora a qualidade do vídeo subiu de 720p para 1080p.
No entanto o gimmick mais curioso é o que a Sony chama de Sistema de Vibração Dinâmica, em que um grande atuador háptico permite que o smartphone vibre conforme a mídia que você está consumindo, sejam filmes, música ou games. Similar ao DualShock da linha PlayStation, os algoritmos captam o som da mídia que está sendo reproduzida e o aparelho vibra de acordo.
As especificações são similares ao que se vê no mercado:
Xperia XZ2 Compact, como o nome diz vende a ideia de trazer as principais funções do modelo top de linha em um corpo menor, mas ele perde algumas características: primeiro, seu corpo possui um acabamento fosco ao invés de brilhante; segundo, ele não conta com o Sistema de Vibração Dinâmica e nem carregamento sem fio. Considerando o espaço reduzido, é possível que a Sony não tenha conseguido atochar os componentes necessários.
Tirando isso ele possui as mesmas configurações do Xperia XZ2, exceto pelo display LCD IPS de 5 polegadas com proporção 18:9 e resolução de 2160 x 1080 pixels (441 ppi) e a bateria menor, de 2.870 mAh.
A Sony não informou preços, apenas que tanto o Xperia XZ2 quanto o Xperia XZ2 Compact deverão chegar ao mercado durante o segundo trimestre. Não há previsão de quando ambos smartphones serão lançados no Brasil.