Meio Bit » Hardware » Snapdragon 8cx, o primeiro processador de 7nm para PCs

Snapdragon 8cx, o primeiro processador de 7nm para PCs

Novo processador Snapdragon 8cx é o mais poderoso já lançado pela Qualcomm, e conta com GPU Adreno 680 e CPU Kryo 495

5 anos atrás

No terceiro (e último) dia do Snapdragon Technology Summit no Havaí, a Qualcomm apresentou oficialmente seu novo processador 8cx, fabricado no mesmo processo de 7nm do Snapdragon 855, e foi criado sob medida para ser usado em PCs Always Connected.

Novo processador Snapdragon 8cx para PCs Always Connected
O foco da apresentação foi o mercado corporativo, já que o novo Snapdragon tem suporte a Windows 10 Enterprise e Office 365. Além da Microsoft, a Qualcomm recebeu no palco seus parceiros Symantec e Lenovo. O objetivo do novo processador é oferecer velocidade e baixo consumo de bateria, com foco na experiência dos usuários.

A Qualcomm acredita que a bateria dos notebooks equipados com o novo processador vai durar múltiplos dias”, para usar o termo citado no keynote. Assim como o Snapdragon 855, o Snapdragon 8cx conta com o modem Snapdragon X24 LTE integrado, e também deverá ter versões lançadas trazendo o modem Snapdragon X50 5G como uma opção mais rápida (e cara).

O Snapdragon 8cx é o processador mais poderoso já feito pela Qualcomm, e conta com GPU Adreno 680 e CPU octa-core Kryo 495, que tem o dobro da interface de memória (128 bit) do Snapdragon 850, modelo anterior da Qualcomm para PCs Always Connected, anunciado na última Computex em Taipei, Taiwan.

A GPU Adreno 680 é tem duas vezes o desempenho gráfico da última geração de Always Connected PCs (Snapdragon 850), e até três vezes e meio o PC Always Connected equipado com o Snapdragon 835, inaugurando a nova categoria no evento do ano passado, com o lançamento de aparelhos da Asus e HP. Desta vez, os parceiros da Qualcomm não apresentaram nenhum hardware novo, pois eles certamente estão sendo guardados para a próxima CES, que acontece em janeiro em Las Vegas, Nevada.

. O novo processador não vai substituir o Snapdragon 850 no mercado, os dois devem coexistir, com o modelo anterior sendo posicionado como uma alternativa mais barata.

Design de referência do novo processador Snapdragon 8cx para PCs Always Connected

O consumo de bateria do novo processador será otimizado automaticamente para o modo como o usuário usa o aparelho. O Snapdragon 8cx conta com suporte ao Quick Charge 4+, e também tem as tecnologias de áudio Aqstic e aptX HD da Qualcomm. O usuário vai poder conectar até dois monitores 4K com HDR nos aparelhos equipados com o novo processador. Na área de demonstração depois do evento, a Qualcomm mostrou o seu design de referência.

Nas palavras de Alex Katouzian, vice presidente sênior e gerente geral de mobile da Qualcomm Technologies: “Com desempenho e duração de bateria como princípios básicos de design, estamos trazendo as inovações de 7nm para o mercado de PCs, permitindo que recursos de smartphones transformem nossa experiência com computadores.

Como a plataforma Snapdragon mais rápida já lançada, o Snapdragon 8cx vai permitir uma experiência de computação poderosa com bateria que dura vários dias e conectividade multi-gigabit, em novos designs finos, leves e sem ventoinha para consumidores e o mercado corporativo.”

O mais interessante pra mim é que, ao contrário do ano passado, quando a Qualcomm optou pelo Snapdragon 835, desta vez o Snapdragon 8cx para PCs Always Connected é ainda mais poderoso que o Snapdragon 855 lançado para smartphones mobile (sobre o qual conto todos os detalhes neste post publicado ontem). Isso representa uma mudança de estratégia da Qualcomm, e também mostra que a empresa está levando o mercado de PCs muito a sério.

Os primeiros aparelhos equipados com o Snapdragon 8cx serão lançados no segundo semestre de 2019. Saiba mais sobre o novo processador para PCs Always Connected no site da Qualcomm.

Leia também aqui no MB:
Qualcomm apresenta Snapdragon 855 e várias parcerias 5G no Havaí

O MB viajou para o Snapdragon Technology Summit no Havaí a convite da Qualcomm.

relacionados


Comentários