Meio Bit » Arquivo » Games » Subnautica e a sensacional ideia das cápsulas do tempo

Subnautica e a sensacional ideia das cápsulas do tempo

No jogo de sobrevivência Subnautica é possível deixarmos mensagens para outros jogadores e a comunidade está usando o recurso para criar coisas muito legais.

6 anos atrás

subnautica

Quando falamos em multiplayer, a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas é um bando de moleques gritando, xingando e ameaçando todos aqueles que estão apenas tentando se divertir. Ou na melhor das hipóteses, alguma partida cooperativa com amigos.

No entanto, alguns jogos já mostraram que é possível usar o recurso de maneiras diferentes, como por exemplo o que vimos no Journey ou no Demon’s Souls. No caso do jogo da From Software, até existe a possibilidade de jogarmos com e contra outras pessoas, mas era a possibilidade de deixarmos mensagens para outros jogadores o que sempre chamou minha atenção. Eis que vários anos após o aquele título chegar ao PlayStation 3, outro game resolve implementar algo parecido.

Com sua versão final tendo sido lançada para PC apenas no ano recentemente, em Subnautica assumimos o papel de um astronauta cuja nave faz um pouso de emergência em 4546B, um planeta coberto por água. Nosso objetivo será explorar o local e tentar sobreviver ao ambiente hostil e para isso teremos que coletar recursos que serão utilizados para criarmos diversos itens e até estações de pesquisa. No entanto, será possível avançarmos tanto ao ponto de conseguirmos sair do planeta e é aí que entra um detalhe muito bacana do título da Unknown Worlds Entertainment: a criação de Cápsulas do Tempo.

Disponível após construirmos o foguete que nos permitirá voltar para casa, essas cápsulas nos permite incluir itens, mensagens e imagens. Tais objetos então serão enviados para o site do jogo, onde a comunidade poderá votar contra ou a favor do que que foi disponibilizado. Então, aquelas que tiverem um boa aceitação serão incluídas no Subnautica, podendo ser encontradas por qualquer pessoa que se aventure por título.

Pode parecer um recurso bobo (e talvez seja mesmo), mas muitas pessoas estão aproveitando-o para compartilhar coisas muito legais, como por exemplo esse sujeito que resolveu criar uma espécie de caça ao tesouro:

subnautica-capsule

Lá no reddit também podemos ver alguém que criou um poema; a história do jogador que fez um amigo no mar; uma pessoa que aproveitou para deixar uma bela arte conceitual baseada no jogo; e até uma que pediu para a avisarmos caso encontremos a mensagem que deixou no planeta. Isso sem falar na mensagem deixada por um dos envolvidos na criação do Subnautica ou ainda esse relato abaixo.

Mesmo não sendo uma ideia inteiramente original, acho muito legal a maneira como algo tão simples como essas Cápsulas do Tempo podem ajudar a aumentar a imersão proporcionada pelo jogo, além de de criar um ideia de objetivo e permitir que a criatividade dos jogadores aflore. Ponto para o pessoal da Unknown Worlds Entertainment.

Fonte: Rock, Paper, Shotgun.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários