Meio Bit » Arquivo » Games » Relembrando: Final Fantasy Tactics

Relembrando: Final Fantasy Tactics

14 anos e meio atrás

Não podemos dizer que a Square foi a precursora quando o assunto é a mistura de estratégia por turno com RPGs, porém, se há um título que a empresa merecia receber é o de quem os popularizou. Em 1997, quando o Playstation estava no auge, os japoneses lançaram aquele que se se tornaria um marco no gênero, o Final Fantasy Tactics.

dori_fft_09.09

Valendo-se de uma visão isométrica, algo pouco comum no console, ao entrar no jogo éramos apresentado à bela terra de Ivalice, reino que serviria como plano de fundo para vários outros jogos da Square e que que em FF: Tactics está vivendo sérios conflitos políticos. Nós assumíamos o papel do jovem Ramza Beoulve, que ao longo do enredo descobre possuir muita importância para o futuro do lugar.

O game ficou conhecido por, além de sua viciante jogabilidade, possuir uma das histórias mais fascinantes e complexas da franquia, cheia de personagens interessantes (incluindo uma participação especial do Cloud), reviravoltas e disputas. Definitivamente não se trata de um jogo para quem não gosta de ler e menos ainda para aqueles que não são muito chegados a pensar enquanto jogam.

Como é padrão para o gênero, todas as ações realizadas dentro do campo de batalha são tomadas por turno. Quando estamos em uma luta, o lugar é dividido em quadrados, tal qual um tabuleiro de xadrez, e a quantidade de movimentos será decidida levando-se em consideração o nível do personagem e sua profissão. Este inclusive um detalhe muito interessante.

Em FF: Tactics podíamos atribuir profissões aos personagens e que obviamente influenciava em seu desempenho, golpes e magias, além de possuir habilidades específicas. Para avançar no game era imprescindível possuir um grupo equilibrado e neste ponto o game também brilhava. A quantidade de variações possíveis beirava o infinito e definitivamente o tornava um título para ser apreciado com paciência e dedicação.

O jogo fez tanto sucesso e arrebanhou uma legião de fãs tão grande que volta e meia a Square-Enix lança uma sequência ou remake, sendo o principal o deles FFT: The War of the Lions, lançado em 2007 para o PSP e que conta com gráficos melhorados, novos personagens, animações no estilo anime e o partidas multiplayer.

Resumindo, Final Fantasy Tactics é um daqueles jogos memoráveis e que deveriam ser jogados por todos, mesmo os que não são fãs da franquia.

https://youtu.be/mfcZdZrbgGE

relacionados


Comentários