Dori Prata 6 anos atrás
Não, apesar de nos últimos anos anos termos visto o Steam passar a vender filmes e programas, o motivo deste post não é para falar sobre a chegada de uma versão interativa da Bíblia por lá ou mesmo de um serviço de streaming mantido por alguma igreja.
O que aconteceu há alguns dias na loja da Valve foi o lançamento do Spiritual Warfare & Wisdom Tree Collection, uma coletânea de jogos que começaram a causar polêmica há quase 30 anos e não só por tentar divulgar as histórias contadas no milenar livro. Mas antes, vamos à história da desenvolvedora.
Lá pelo final da década de 80 uma empresa chamada Color Dreams ficou conhecida por ser uma das maiores produtoras de jogos não licenciados para o NES. Temendo que outras companhias seguissem o exemplo, o que poderia lhe causar sérios prejuízos pela falta de pagamento de royalties, a companhia japonesa fez pressão para que as revendas não tivessem títulos da Color Dreams em suas prateleiras e a situação começou a ficar bastante difícil para eles.
Então, com a chegada dos anos 90 o estúdio decidiu apostar num nicho pouco explorado, que era de jogos religiosos e acreditavam na existência de um bom público para eles, uma saída seria vender os cartuchos em livrarias cristãs, onde a Nintendo não tinha influência. Nascia ali a subsidiária Wisdom Tree.
Com a responsabilidade de criar e divulgar tais produções, o novo estúdio começou a enviar propagandas para as lojas e até mesmo vídeos como este, que podia ser vistos nos estacionamentos junto com a afirmação “Esse jogo promove a alfabetização bíblica e ensina as crianças sobre a Bíblia enquanto jogam um divertido e empolgante jogo no estilo Super Mario Bros.”
Além disso, os jogos costumavam ser acusado de “roubar” ideias de outras produções, como por exemplo o Spiritual Warfare, que é muito parecido com o The Legend of Zelda. Já o Bible Adventures, que inclui o trio Noah's Ark, Baby Moses e David and Goliath, pode ser descrito como clones do Super Mario, enquanto o Joshua and the Battle of Jericho é bastante parecido com Cystal Mines e por fim, o Exodus fará muitos lembrarem do Boulder Dash.
Mesmo assim, aos poucos os jogos passaram a ser tratados como obras cult e se você nunca teve a oportunidade de adquirir esses títulos de maneira legal, a Spiritual Warfare & Wisdom Tree Collection está aí para resolver o problema. O bom é que todos eles poderão ser adquirido no Steam por R$ 15,99; valor que nem considero alto, mas que não sei se estou disposto a gastar porque sei que nunca os jogarei por muito tempo.