Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
A Qualcomm está a todo vapor. Amanhã ela deverá apresentar os novos SoCs mid-high da série 600, a saber os modelos 660 (o sucessor do 652, que equipa alguns modelos premium mas não os mais potentes), 630 e 635 (destinados aos intermediários). O primeiro seria uma versão capada do topo de linha 835 enquanto os demais, atualizações do 625.
Só que a Qualcomm já está ao que tudo indica trabalhando em seu novo chip de ponta, voltado para os mais potentes Androids do mercado. O Snapdragon 845, que até então era meramente um rumor foi devidamente listado num dos sites oficiais da companhia, e algumas informações suculentas começaram a circular.
O site em questão é o CreatePoint, que exige login para acessar as informações mais importantes mas de qualquer forma os xeretas de plantão já conseguiram acessar a listagem de SoCs futuros a serem lançados pela Qualcomm; além dos já conhecidos 630 e 660, aparece também o Snapdragon 845 mas maiores informações acerca de suas capacidades ou data de lançamento não foram listadas.
Isso porque segundo rumores a Qualcomm irá forçar um pouco a barra com o 845, tencionando fabrica-lo num processo de litografia de apenas sete nanômetros. A saber o Snapdragon 835 foi impresso em 10 nanômetros, processo também empregado pela Samsung com sua linha Exynos e pela TSMC, que atualmente é a fabricante de processadores exclusiva da Apple para o iPhone e iPad. A IBM conseguiu atingir tal marca mas apelando para uma gambiarra, utilizando uma liga de silício e germânio e o pensamento geral é que miniaturizar os transístores além do processo de 10 nm é muito trabalhoso e consequentemente, muito caro.
Não que seja impossível: a Samsung declarou em ocasiões passadas ser capaz de produzir chips de cinco nanômetros e por ser parceira na pesquisa da IBM, não é tão difícil que ela consiga pelo menos atingir os 7 nm; como foi a empresa sul-coreana que fabricou o Snapdragon 820 e o 835 para a Qualcomm e fatalmente assumirá a tarefa mais uma vez há a possibilidade real de que ambas não estejam blefando, desde que os rumores acerca dessa afirmação sejam verdadeiros. O mais provável é que o 845 represente uma melhoria geral em performance e gerenciamento de energia, como é de costume a cada novo SoC introduzido pela Qualcomm. Mas ficaremos de olho de qualquer forma.
Fontes: WCCFTech e AndroidHeadlines.