Meio Bit » Arquivo » Internet » Chime, a solução da Amazon para reuniões corporativas online

Chime, a solução da Amazon para reuniões corporativas online

Amazon apresenta o Chime, sua versão de cliente para reuniões de grupos corporativos e que concorre com Skype for Business, Slack, Facebook Workplace e outros.

7 anos atrás

Um movimento curioso: de uns anos para cá diversas companhias investiram em clientes corporativos para facilitar a comunicação entre grupos de um ambiente profissional. Do Slack ao HipChat, passando pelo Facebook Workplace e as soluções Microsoft Skype for Business e Teams, todo mundo quer fornecer ferramentas de produtividade integradas e no processo, ganhar uma graninha.

Agora Jeff Bezos deciciu também entrar na brincadeira ao introduzir sua própria alternativa: o Amazon Chime.

A ideia do Chime é ser uma opção principalmente ao Skype for Business, permitindo a comunicação entre pessoas de um mesmo grupo profissional da forma mais simples e otimizada possível, independente da plataforma que os usuários utilizarem. Funciona assim: o foco se concentra na qualidade da conversa e as características de cada dispositivo, logo o Chime conta com recursos de cancelamento de ruído para transmissão de áudio sempre limpa e nítida, e otimização do consumo de banda para enviar ligações de vídeo sempre com uma qualidade satisfatória. Como ele roda tanto em desktops quanto em dispositivos móveis, tal preocupação se faz necessária.

A conexão é bem simplificada: ao criar uma reunião todos os membros são notificados e entram no chat diretamente, embora seja possível também compartilhar um link direto (já chego lá). A interface é bem espartana para não consumir mais recursos do que o necessário, e através do app é possível verificar quem está presente e quem vai se atrasar ou não comparecer. Também é possível mutar um participante, o que é bom em casos que o Chime detectar ruídos vindo de um microfone em específico.

Como de praxe é possível compartilhar telas e outros conteúdos, o essencial para qualquer app de grupos profissionais que se preze, e é possível até mesmo gravar as reuniões (áudio, vídeo e telas, o que pode ser bem útil para podcasts).

Amazon Web Services – Amazon Chime: Frustration-free meetings with exceptional audio and video quality

Só que como a Amazon não é besta existem tiers específicos com preços variados, de acordo com o perfil do usuário: a versão gratuita é a mais básica de todas, permite bate-papo entre duas pessoas, criação de salas e videochamadas; o Plus faz tudo do Free e adiciona compartilhamento de tela, utilização de um diretório corporativo comum, acesso remoto ao desktop e ferramentas administrativas, por US$ 2,50/mês por pessoa. Já o Pro, que é o que a empresa pretende verdadeiramente oferecer sobe o número de usuários conectados para o limite de 100, criação de URLs personalizadas, gravação de conversas, acesso via número de telefone, agendamento de reuniões e uma série de outros recursos, por US$ 15/mês por pessoa.

O Amazon Chime está disponível para Windows, macOS, iOS (a partir do 9) e Android (do 5.0 Lollipop em diante).

Fonte: Amazon Chime.

relacionados


Comentários