Meio Bit » Arquivo » Games » Suda51, roteiro, jogabilidade e Nintendo Switch

Suda51, roteiro, jogabilidade e Nintendo Switch

Goichi “Suda51” diz que o roteiro e a jogabilidade estão intimamente relacionados e revela o desejo de criar algo para o Nintendo Switch que seja tão impactante quanto foi o No More Heroes para o Wii.

7 anos atrás

Considerado por muitos como um dos maiores game designers japoneses da atualidade, Goichi “Suda51” tem em seu currículo diversos títulos bastante elogiados e… diferentes do que estamos acostumados a ver por aí. Obras como The Silver Case, Killer7, No More Heroes, Shadows of the Damned e Killer Is Dead costumam ser lembradas sempre que citamos jogos que fogem do lugar comum e parte disso se deve aos roteiros escrito por ele.

O que muitos talvez não saibam é que para Suda51, a história de um game e sua jogabilidade estão tão diretamente ligados que ele prefere considerar essas duas áreas como uma coisa só.

De certa forma, o roteiro de um jogo em si é a sua jogabilidade, sabe? Então acaba sendo um documento de design de jogabilidade para que todos possam ler. Para mim, a história e a jogabilidade são absolutamente a mesma coisa. Se você ler um dos meus jogos como o No More Heroes ou qualquer outro… aquela história, ela escreve a jogabilidade. A história acaba sendo o documento de design e a moldura para todo o jogo e sua jogabilidade. São realmente uma e a mesma. Se alguém chegar para mim e disser que são coisas separadas, acho que não serei capaz de criar um jogo.

Para quem nunca jogou um título criado por ele, essa explicação pode ser um pouco difícil de entender, mas basta alguns minutos em títulos como o Killer7 ou No More Heroes para perceber como a mente de Suda51 parece estar sempre trabalhando para fazer com que o enredo de seus jogos tenham um forte impacto na mecânica.

O game designer inclusive chegou a admitir que não escreveu os roteiros do Lollipop Chainsaw e do Let it Die por achar que eles funcionavam de maneira independente da jogabilidade, tendo atuado apenas, respectivamente, como diretor criativo e diretor executivo nessas obras.

O grande problema nessa “busca pelo diferente” é que os jogos de Suda51 costumam cair na categoria “Ame-os ou deixe-os” e mesmo quem tende a gostar de suas criações pode acabar estranhando outras, como aconteceu comigo com o Shadows of the Damned (que ainda preciso lhe dar outra chance).

Mas goste ou não do trabalho do japonês, ele revelou estar cheio de ideias e bastante empolgado com o Nintendo Switch. Como o console oferecerá uma nova maneira para aproveitarmos os jogos, Suda espera criar para o aparelho algo que seja tão interessante quanto o No More Heroes, que quando saiu para o Wii usou de maneira muito interessante o controle daquele aparelho.

Fonte: VG247.

relacionados


Comentários