Meio Bit » Arquivo » Indústria » BRGAMES 2009: Governo Fomenta a Indústria de Games para Exportação

BRGAMES 2009: Governo Fomenta a Indústria de Games para Exportação

15 anos atrás

O que é?

“Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software – SOFTEX, que tem o apoio institucional do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE e da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos – Abragames.”

Objetivos

“O Programa BRGAMES tem como objetivos gerais o fomento ao desenvolvimento da indústria de jogos eletrônicos no Brasil, o fomento à participação da indústria brasileira de jogos eletrônicos no exterior e o estimulo à criação de ambientes de mercado para o jogo eletrônico brasileiro no país.”

 home_05

Isso é uma ótima notícia e seria melhor ainda se viesse acompanhada da inclusão de todo o setor de games na Lei de Informática (Jogos de PS3, XBox 360 e Wii pela metade do preço seria um efeito), mas ainda assim, é melhor do que os últimos 20 anos anteriores.

Para quem ainda vive com mentalidade do século passado, os games hoje são a terceira maior indústria do mundo, atrás apenas da bélica e sexo. Mas não pense em games como algo restrito a consoles. É apenas um segmento de mercado que engloba jogos para treinamento (industrial, vendas, etc), simulações (aviação, armas, carros, etc), ciências (astrofísica, matemática, geologia, etc), jogos casuais na web e mobile e provavelmente várias outras que estou deixando de fora.

As tecnologias usadas para desenvolvimento de games podem e são usadas em várias áreas de conhecimento. Por exemplo, os modelos matemáticos em cima de uma das engines da série Total War foram usados para explicar como Alexandre da Macedônia derrotou Xerxes dos Persas com 1/4 da força de soldado, usando estratégia.

No dia 03 de Agosto de 2009, serão divulgados os projetos vencedores da segunda etapa e com certeza estaremos de olho para ver quais são os mais promissores. Eu sinceramente espero que a banca não me venha com escolhas de cunho sócio-cultural ou aqueles jogos educativos chatos para ensinar criancinha a escovar os dentes ou coisas bonitinhas que só me fazem querer puxar uma mini-gun…

Útil para explodir botijões de gás…

Fase de treinamento do “Caveiras de Elite” 😉

relacionados


Comentários