Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Mercedes resolveu o Dilema Moral dos carros autônomos

Mercedes resolveu o Dilema Moral dos carros autônomos

Um dos grandes dilemas da inteligência artificial nos carros meio que foi resolvido pela Mercedes. Entre o dono do carro e um pedestre, segundo um executivo da empresa adivinhem QUEM o carro priorizará salvar…

7 anos atrás

rw

Imagine a cena: você está tranquilo tirando uma soneca no banco de trás de seu Tesla, a estrada reporta 100% de carros autônomos, todos coordenados viajando a 180 km/h em perfeita segurança. Saindo de uma curva vem o Marquinho em sua Bike de Protesto, andando no meio da rua para Empoderar Ciclistas.

Seu Tesla tem que decidir entre encacetar o Marquinho ou alterar a direção no meio da curva, caindo em um precipício. Qual a solução?

Esse é um dilema sério que carros autônomos enfrentarão. Como decidir se vão matar os ocupantes ou as pessoas do lado de fora? E se for um grupo de órfãos? A vida dele vale mais que a do motorista? Mesmo que 99% das pessoas racionalmente escolha salvar os órfãos, ninguém quer viajar em um carro que você SABE vai te matar se for preciso.

slava86111 — Rick and Morty - Keep Summer Safe

Em um mundo ideal todo carro seria como a nave do Rick…

A Mercedes agora deu uma aliviada nesse dilema. Ao menos segundo Christoph Von Hugo, Gerente dos Sistemas de Direção Assistida da empresa. Em uma entrevista no Paris Motor Show, ele foi direito:

Se tudo que você sabe com certeza é que uma morte pode ser evitada essa é sua prioridade. Você pode sacrificar o carro, mas as pessoas que você salvou, você não sabe o que vai acontecer com elas depois, as situações são muito complexas, então você salva as vidas que você sabe que pode salvar“.

Tradução: você jogar o carro do despenhadeiro não salva os órfãos se atrás de você vem uma Scania.

Tradução da tradução: querido cliente, para nós você que paga US$ 150 mil no nosso carro é muito mais valioso que o Marquinho; não se preocupe, nossa IA sempre colocará a sua vida em primeiro lugar.

Eu posso viver com isso.

car

Fonte: Autoexpress.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários