Dori Prata 7 anos atrás
Em julho passado um grupo conseguiu destravar o PlayStation Vita e embora algumas pessoas tenham defendido a prática com o argumento de que isso servirá para rodarmos homebrews e emuladores, a quebra do sistema de segurança do portátil evidentemente deu origem a pirataria.
Desde então cópias de diversos títulos para o aparelho passaram a ser distribuídas ilegalmente e embora muitos desenvolvedores tenham ficado indignados com a situação, esse não parece ser o caso da PMStudios. Após descobrir que o jogo que publicam estava sendo compartilhado, eles enviaram a seguinte mensagem aos pirateiros:
“Olá pessoal!
Nos sentimos honrados por vocês terem gostado tanto do nosso jogo SUPERBEAT XONiC, gostaríamos de convidá-los a aproveitar essa oportunidade para comprar o jogo em promoção na PlayStation Store. Vocês podem aproveitar o jogo e apoiar a equipe por apenas US$ 15,99 (com 60% de desconto), sem necessidade de ser assinante da PlayStation Plus!
Tenham um bom dia!”
Pelo jeito a pirataria foi uma boa forma de divulgar o título e ao não bater de frente com os responsáveis pela cópia, imagino que a desenvolvedora tenha tentado conquistar a simpatia tanto dos que distribuíram o jogo gratuitamente, quanto das pessoas que adoram idolatrar esses grupos.
Particularmente acho essa estratégia um tanto perigosa, pois mesmo reconhecendo que essa é uma maneira de fazer uma limonada a partir de alguns limões (podres, por sinal), sempre fico com a sensação de que ela passa uma mensagem de que pagar pelos jogos não é o correto.
Além disso, acho que essa condescendência com os pirateiros na maioria das vezes não passa de puro marketing e mesmo se pensarmos que tal postura pode ajudar a vender alguns jogos, ainda prefiro acreditar que boas obras são capazes de fazer sucesso apenas por suas próprias qualidades. E que fique claro que isso nem é uma crítica ao Superbeat: Xonic, afinal ele foi bastante elogiado pela crítica.
Fonte: PlayStation LifeStyle.