Dori Prata 7 anos atrás
Quem já está jogando o Overwatch certamente já se deparou com o recurso “Jogada da Partida”, uma novidade implementada pela Blizzard que pode ser descrita como um replay de algumas ações realizadas durante as disputas e que o jogo considera merecer destaque, mas você já se perguntou como isso é levado em consideração?
Pois o engenheiro de software Rowan Hamilton explicou de onde surgiu essa interessante ideia e como eles estão tentando aperfeiçoá-la:
“Existem muitos momentos legais que acontecem ao longo do jogo e quando você está jogando com amigos, alguma coisa legal acontece e você grita ‘Oh meu Deus, isso é… você viu o que eu fiz?!’ E na metade do tempo será algo como, ‘Não cara, estou aqui matando esse cara, não faço ideia do que você fez’.
Então a ideia era capturar esses momentos que deixamos passar. Queríamos fazer disso um momento social verdadeiramente legal no fim da partida, onde não só a sua equipe, mas a outra também verá essa coisa épica — bem, esperamos que seja épica — que aconteceu durante o jogo e sobre a qual vocês poderão conversar…”
O grande problema é que o sistema utiliza um algoritmo para decidir quais momentos merecem figurar entre os destaques e como ele tende a priorizar os personagens que atuam atacando e não protegendo os outros, algumas pessoas tem reclamado por quase nunca verem suas ações sendo prestigiadas.
Quanto a isso, Hamilton admitiu que de um ponto de isto técnico é realmente difícil fazer com que um computador entenda o que achamos “legal”, mas ele afirma que o algoritmo leva em consideração diversas variáveis, como por exemplo a quantidade de oponentes que matamos, os danos infligidos, as curas que fizemos e até mesmo a dificuldade dos disparos acertados.
O engenheiro disse ainda esperar que o sistema seja aperfeiçoado com o passar do tempo e se pensarmos no histórico do estúdio, acho muito provável que isso realmente aconteça.