Meio Bit » Arquivo » Games » O que é um jogo casual?

O que é um jogo casual?

15 anos atrás

É óbvio que os ditos jogos casuais não surgiram agora, porém, após o lançamento e sucesso alcançado pelo Nintendo Wii, a indústria começou a dividir os games em duas categoriais, os casuais e os hardcore. O problema é como definimos se um jogo pode ser considerado bobinho (para muita gente, o mesmo que casual) ou casca grossa? Para tentar responder a essa pergunta, o game designer James Portnow fez um artigo muito bacana para o site Gamasutra, onde tenta desvendar essa mistério.

Logo de início, Potnow questiona o prêmio de melhor casual dado pela Interactive Achievement Award ao jogo Braid. Qualquer pessoa que tenha jogado 5 minutos do game há de concordar que ele não pode ser considerado casual. Depois de realizar algumas pesquisa, o autor chegou a conclusão inicial de que a mídia costuma rotular como casuais aqueles jogos onde a violência não é encontrada, o que diga-se de passagem, não faz o menor sentido, nem para ele, nem para mim.

dori_geo_29.04.09

Bom, continuando com sua linha de raciocínio, o sujeito levanta algumas características para que um jogo se enquadre nessa categoria, como a possibilidade do títulos ser jogado em sessões curtas, não possuir um final definitivo e poder ser “rejogado” infinitamente. Seguindo essa receita, ele então aponta alguns jogos que são considerados casuais, como Tetris e Cooking Mama, para logo depois jogar na lista alguns que não poderiam, ou melhor, não deveriam ser chamados assim, como Geometry Wars e Missile Command (eu ainda adicionaria aqui os jogos de futebol).

O artigo continua dando opiniões técnicas sobre o assunto que julgo não serem de extrema valia para a maioria de nós, contudo, acho que as partes citadas por mim nesse post possam servir para que pensemos com um pouco mais de cuidado sobre o assunto. Será que existe mesmo uma divisão tão evidente como gostamos de pensar? Será que um jogo dito bobinho não possa ser aproveitado com complexidade? Antes de dizer um puzzle no estilo Tetris é algo casual, lembre-se que existem jogadores que são capazes de jogar esses games como verdadeiros monstros. Digo mais uma vez, talvez o problema não esteja de fato nos jogos ou consoles e sim na pessoa que os jogam.

[via Joystiq]

relacionados


Comentários