Emanuel Laguna 7 anos atrás
Tenho até conta no Snapchat, mas sinceramente não parece ser a minha praia (ainda): a efemeridade do conteúdo original ali me afasta, mesmo tendo a chance de conseguir belas nudes se eu seguisse os perfis certos. Prefiro ficar no Twitter mesmo.
De qualquer forma, um recurso aparentemente interessante do Snapchat para quem está do lado de fora são os filtros para maquiar selfies em tempo real. Para aprimorar tais filtros (chamados de “Lenses” no app), o Snapchat adquiriu a tecnologia por trás do app Looksery ano passado, incluindo a startup de reconhecimento facial homônima.
Pois bem: para não ficar de fora dessa festa de selfies esquisitas, o Facebook comprou a startup rival da Looksery, a MSQRD.
Apesar de o nome conter MS, surpreendentemente o app MSQRD nada tem a ver com a Microsoft, esta com um app próprio de selfies. MSQRD é apenas um acrônimo para Masquerade Technologies.
Duas semanas atrás um hoax circulou pelas interwebs dizendo que a Apple havia comprado a Masquerade por 117 milhões de dólares. Tudo mentira. Não se sabe o quanto o Mark Zuckerberg e cia pagou pela MSQRD, mas o tal valor do hoax pode nos dar uma ideia.
A rede social pretende manter o aplicativo dedicado MSQRD, mas vai integrar parte de sua tecnologia de reconhecimento facial dentro do próprio Facebook. Especulo que possa servir para pagamentos, como aquela tecnologia da MasterCard: bastaria tirar uma selfie para confirmar algum depósito no Messenger. Um elemento a mais de segurança sempre é bom.
No passado, o Facebook já teria tentado comprar o Snapchat por US$ 3 bilhões sem sucesso. Agora adquire um dos aplicativos mais populares da App Store por (provavelmente) uma fração, cujo recurso principal é rival da maquiagem em tempo real do tal Snapchat.
Maquiagem por maquiagem, prefiro o ModiFace. Se bem que o MSQRD me permitiu ser o Homem de Ferro.
Fontes: Tech Insider e Tech Crunch.