Dori Prata 7 anos atrás
Com gráficos muito bonitos e uma jogabilidade excelente nas partes de luta e tiroteios, o Sleeping Dogs foi uma das melhores surpresas de 2012 e ao conquistar um bom número de admiradores, era natural que o título recebesse uma continuação. Curiosamente isso nunca aconteceu de forma direta, com a United Front Games e a Square Enix preferindo apostar em um spin-off chamado Triad Wars.
Anunciado em 2013, o jogo gratuito seria focado nas partidas multiplayer, onde diversas gangues duelariam pelo controle da cidade e tentariam construir um império, uma premissa bastante interessante principalmente para aqueles que um dia desejaram jogar o Sleeping Dogs contra outras pessoas.
Porém, depois de passar por vários meses de testes com um grupo fechado de jogadores, os envolvidos na produção chegaram à conclusão de que o título não estava ficando da maneira que imaginaram e por isso marcaram para o próximo dia 20 a data em que os servidores serão desligados.
“Nós adoramos ver como vocês jogaram o Triad Wars, mas sabemos que ele não estava correto para muitos de vocês, então queremos que saibam que encerraremos o beta e o serviço no dia 20 de janeiro de 2016…,” comunicou a United Front Games. “[até lá] deixaremos o jogo funcionando para que continuem o aproveitando, mas não aceitaremos novas compras.”
Como sempre digo, é triste ver um jogo deixar de existir, mesmo que eu não fosse uma das pessoas que o jogava e penso assim porque sei que me sentiria extremamente frustrado caso fosse impedido de aproveitar algo que tanto gostava. Por outro lado, entendo a decisão da desenvolvedora de não querer continuar investindo em algo que não lhe dá retorno. O que não compreendo é, porque não liberar os arquivos para que os interessados toquem o projeto adiante ou pelo menos mantenham os servidores funcionando por conta própria?
Enfim, o fato é que lá se vai mais um jogo online e com tantos outros se tornando tão dependentes dos servidores das empresas que os publicam, fico cada vez mais preocupado com o curto prazo de validade que os games estão recebendo.
Fonte: Rock, Paper, Shotgun.