Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Desde que Joss Whedon andou reclamando das pressões que vinha sofrendo por parte da Marvel Studios acerca de seu trabalho muita gente desconfiava que não demoraria muito para o diretor dos bem-sucedidos filmes dos d'Os Vingadores pular fora do barco. Bom, dito e feito: durante um evento na Universidade de Oxford o diretor confirmou que vai se afastar por um tempo e que não pretende voltar a se envolver com novas produções da Marvel.
De todos os diretores envolvidos na produção do MCU, Whedon conseguiu o que mais deu retorno financeiro à Marvel e consequentemente, à Disney. Os dois filmes dos Vingadores foram campeões de bilheteria, os mais rentáveis do universo interligado que o estúdio criou para as telas e por causa disso, Whedon acabou se tornando o conselheiro de tudo relativo à fase 2 dos cinemas, bem como ficou a cargo de bolar a série Agents of S.H.I.E.L.D., que ficou a cargo posteriormente do casal Jed Whedon e Maurissa Tancharoen, respectivamente seu irmão e cunhada. Entretanto, diferenças criativas sobre o que transpor do cinema para a TV e vice-versa estavam cansando o diretor.
Basicamente a Marvel deseja que tudo seja interligado para aumentar o consumo de todos os materiais relativos a suas produções, enquanto Whedon e a maioria dos diretores prefere realizar trabalhos separados que não dependam de 527 episódios de séries para entender porque o Capitão América e o Homem de Ferro estão batendo cabeça em Guerra Civil.
Em todo caso, quando A Era de Ultron estava perto de sua fase final a Marvel deslocou Whedon para cuidar somente dele, o Whedon afirma no Q&A realizado na universidade como uma indicação para ele de que era hora de parar. Assim, o diretor chegou à conclusão que não dá mais, se desligou de forma amigável e vai se afastar dos blockbusters por um tempo, pretendo fazer algo menor.
Whedon não reclama, entretanto:
Trabalhei cinco anos com Os Vingadores e Agents of S.H.I.E.L.D. Recebi carta branca para fazer o que quisesse e alguns milhões de dólares, foi um presente e tanto. Ao mesmo tempo é importante para mim ter algo meu e realizar um projeto menor, antes que eu comece a me repetir.
A tocha de comandar os rumos do MCU agora foi passada para os irmãos Russo, que fizeram um excelente trabalho em Capitão América: O Soldado Invernal e que tem tudo para repetir a dose com Guerra Civil e os dois próximos filmes d'Os Vingadores, Guerra Infinita Partes 1 e 2. Sobre o dedo da Marvel querendo interligar tudo... bem, é algo que não dá para evitar. Só esperemos que os filmes futuros sejam aventuras por si só e que não exijam background extra, sob risco de gerar repulsa em quem não assiste nada além dos filmes.
Fonte: Uproxx.