Meio Bit » Arquivo » Mobile » YouTube lança maravilhoso cliente mobile

YouTube lança maravilhoso cliente mobile

15 anos atrás

Agora os outros aparelhos não precisam ficar com inveja do iPhone. Pelo menos Windows Mobile e Symbian ganharam um cliente nativo para o YouTube, e diga-se de passagem, bastante decente.

A vantagem é que não é preciso mais depender do FlashLite (não confundir com Fleshlight) para acessar vídeos. A aplicação está otimizada, roda redondinho no Symbian e não engasga como aquele câncer do RealPlayer.

Para instalar, basta visitar o site http://m.youtube.com e escolher a opção "Download YouTube application". De seu telefone, claro.

O programinha começa exibindo um dos vídeos populares, de acordo com algum critério deles. Na mesma tela há uma proeminente caixa de busca, e botões para os mais bem-rankeados, os mais exibidos e os mais recentes.

A busca é bem eficiente. Vamos procurar por um termo aleatório, "Vendramini", por exemplo:

São listados os dados básicos do vídeo, como ranking (extranhamente não exibido no teste acima), data de inserção, visualizações. Passeando pelos vários vídeos, a mudança ocorre de forma suave, com animações decentes, bem diferente do ambiente árido que era comum em interfaces de celulares. Executar o vídeo é tão simples quanto apertar OK.

Feito isso, o thumbnail cresce, girando, até ocupar a tela toda. Bonito, muito bonito.

Ao contrário daquele câncer do RealPlayer, a execução é em tela cheia. Não é preciso dar pausa, abrir o menu e selecionar "continuar em tela cheia". Usar os controles do telefone para avançar ou recuar no filme, ou alterar o volume trazem a interface para a tela, mas adivinhem: SEM afetar a execução do filme ou sequer pará-lo, como o câncer do R-tá, já me fiz entender:

Aliás, ao contrário do supracitado tumor que habita a maioria dos telefones, o YouTube Player PERMITE que você avance o recue no filme. Não é nenhuma vantagem no PC, mas para celulares é maravilhoso.

Para quem gosta de passear sem compromisso no YouTube, e tem uma conta 3G ilimitada ou celular com WIFI, o cliente do YouTube é essencial. Eu nunca vi um programa funcionando de forma tão suave, essa versão só perde para o cliente nativo do iPhone.

relacionados


Comentários