Meio Bit » Arquivo » Games » Quando surge um XCOM criado no Excel

Quando surge um XCOM criado no Excel

Para lhe ajudar a aprender VBA, um programador resolveu criar um jogo no estilo do XCOM utilizando o Excel e o resultado ficou bastante impressionante.

8 anos atrás

EXLCOM

A indústria de games vive uma época em que as fabricantes de engines travam quase uma corrida armamentista, com Epic, Crytek e Unity tentando de todas as maneiras conquistar os estúdios e embora isso seja bom para os jogadores, afinal quanto mais tecnologia melhor, muitas vezes parece fazer com que os criadores esqueçam algo fundamental, que é a diversão.

Uma demonstração de que a ferramenta utilizada para criar um jogo talvez não seja tão importante pode ser vista no EXLCOM, um jogo baseado na famosa franquia XCOM e que por mais incrível que possa parecer, foi feito no Microsoft Excel. É claro que nele não teremos todo o espetáculo visual visto nos últimos capítulos da série, mas a essência está lá: tentar salvar o mundo dos aliens!

O jogo é obra de um usuário do Reddit conhecido como Crruzi, um programador que está aprendendo Visual Basic for Applications e que para testar seu conhecimento resolveu encarar o desafio de recriar um dos seus games favoritos. Segundo ele, os eventos retratados na sua obra se passam entre o Enemy Within e o XCOM 2, título que será lançado pela Fireaxis Games no início do ano vem.

Embora por enquanto ele só tenha terminado a parte tática do jogo, o sujeito se disse bastante feliz com o que já fez e não é para menos, afinal nele contamos com classes de especialistas que poderão ser melhoradas com a utilização de perks, terrenos destrutíveis, com os combates disputados por turnos e várias outras características que conquistaram os jogadores.

O nível de dedicação de Crruzi foi tão grande que o EXLCOM conta até com um editor de mapas e apesar dele admitir a existência de alguns bugs, acho que isso não diminui a qualidade do trabalho realizado por ele, muito menos significa que o jogo não mereça todos os elogios.

O EXLCOM pode ser baixado aqui e embora ninguém em sã consciência achará que ele foi feito para substituir sua fonte de inspiração, o que acho mais legal nesta história é como a investida de Crruzi pode servir para incentivar outras pessoas a criarem seus próprios jogos. Já estou até abrindo o Paint por aqui.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários